Flores Artificiais: Como Escolher e Decorar a Casa

Escrito por

Gostaria de decorar a casa com flores artificiais, mas tem medo de que o visual fique poluído ou cafona? Não desista. Hoje em dia existem opções praticamente idênticas às naturais – além dos modelos artesanais, utilizando cascas de árvores ou mesmo galhos ressecados. Confira a seguir.

Flores e plantas artificiais são uma ótima maneira de enfeitar a casa quando a iluminação natural ou ventilação são deficientes. Também quando a correria do dia a dia não permite cuidar apropriadamente das naturais.

Duram indefinidamente, evitando a necessidade de gastar dinheiro constantemente com flores frescas quando as antigas murcham.
Praticamente todas as espécies populares de plantas possuem versões artificiais. A variedade é grande.

Existem, também, flores artesanais feitas a partir de cascas. Galhos secos muitas vezes são enfeitados com flores artificiais, num belo efeito rústico.

Como Escolher Flores Artificiais

Flores feitas de cascas e galhos são abertamente artesanais. No entanto, se a proposta é simular um arranjo com plantas frescas, é importante tomar alguns cuidados.
Afinal, flores malfeitas podem estragar o resto da decoração da casa. É fundamental que seja uma réplica perfeita.

Busque por flores de seda ou de outro tecido mais sofisticado. É importante que as tramas não sejam facilmente visíveis e que o tecido seja fosco.

flores vaso

Pense bem: as pétalas das flores naturais não brilham como um cetim, por exemplo. Além disso, o brilho realça possíveis imperfeições do produto. Dispense flores cujo tecido parece desfiar nas bordas.

Recuse hastes de plástico. Prefira sempre as de silicone, com arame por dentro. No caso do copo-de-leite, o ideal são os feitos de resina. A única espécie cuja réplica pode ser inteiramente feita de plástico o antúrio e o lírio-da-paz.

plantas de plasticoOutra observação importante é que os tons das flores sejam idênticos aos naturais.

Plantinhas de silicone também são alternativas às flores artificiais. Elas podem ser de plástico, desde que o acabamento seja perfeito. Elas vem em tufos e ficam ótimas em recipientes pequenos.

Montando Arranjos com Flores Artificiais

vasinho floresA melhor forma de garantir que a artificialidade das flores passe indetectada é montar arranjos com três ou mais espécies diferentes.

Se o seu vaso é transparente, disfarce a falta de água no fundo utilizando musgos artificiais, raízes ou cascas de pinus. Outra dica é usar uma folha artificial para cobrir o interior inferior do recipiente.
Vasos de plantas sem água no fundo são muito estranhos.

Lance mão de cachepôs, latinhas charmosas, xícaras de porcelana, regadores, garrafas, aquários e outros recipientes criativos.

Quando a Artificialidade É Permitida

flores jarraSe as flores forem muito charmosas, não haverá problemas em deixar claro que são artificiais. É o caso das rosas acomodadas nessa jarra ao lado. O importante é que você seja ainda mais criativo e abandonar a ideia de que elas devem passar autenticidade.

flores vasinhosPara isso, mais uma vez, é essencial que sejam muito bem feitas. Tamanhos menores também tendem a ser mais cativantes. Mas elas precisam, necessariamente, serem acomodadas em vasos realmente charmosos.

arvore galhosGalhos secos podem fazer as vezes de uma árvore e ser decorado com unidades de flores artificiais por toda a sua extensão.

Alguns arranjos também podem ser feitos com flores desidratadas.