Cortinas Romanas na Decoração

Escrito por

As cortinas romanas são ao mesmo tempo clássicas e modernas. Elas possuem uma estrutura horizontal em gomos cujos tecidos são estendidos ou recolhidos, de acordo com a luminosidade desejada ao ambiente interno. Conheça alguns modelos a seguir.

Características da Cortina Romana

cortina romana salaA cortina romana é modular e cobre apenas a área da porta ou janela, deixando possíveis molduras à mostra. Pode se feita em diferentes tipos de tecido e usada em praticamente todos os cômodos da casa.

Ela pode ser manejada por meio de varetas ou cordinhas, que abrem ao serem recolhidas no alto ou fecham ao desenrolá-las. Também pode ter seu acionamento motorizado, com a ajuda de um controle-remoto.

cortina romana translúcidaCortinas romanas não exigem acabamentos como bandôs após sua fixação.

No tocante à sua limpeza, apenas modelos tipo blackout ou com proteção solar podem ser lavados em casa mesmo, com detergente neutro e pano úmido.

Os demais deverão ser higienizados com empresa especializada.

Modelos de Cortinas Romanas

cortina romana blecaute

Cortina romana opaca

Os modelos mais elegantes de cortinas romanas são os de tecidos lisos em tons neutros e com algum grau de transparência. A entrada da luminosidade natural é o efeito mais apelativo.

Para isso existem cortinas semi-opacas e translúcidas. A primeira permite alguma luz, mas sem revelar a vista. A segunda deixa ainda mais luminosidade entrar e a vista ser detectada.

Já a cortina opaca é totalmente à prova da luz externa. Ela pode ser usada como blecaute.

É perfeita para ambientes onde o escurinho ou a privacidade sejam desejáveis, como quartos, banheiros e home theathers.

Compostas de fibras naturais como algodão e linho, existem também as estampadas. Elas ajudam a compor ambientes mais descontraídos. Podem ser opacas ou translúcidas.