Dinheiro não é tudo o que você precisa na hora de construir ou reformar sua casa. Condições climáticas e preços mais acessíveis são chaves – e nisso o inverno é imbatível na hora da obra. Saiba por que.

Grande parte das pessoas realizam obras no fim do ano. Afinal, é quando o décimo terceiro salário e outros bônus são pagos. Sem contar com o tempo livre das férias para acompanhar construções e reparos.

No entanto essa não é a melhor época para isso. O inverno, sim, desponta como o grande momento para reformas.

Aproveite a Estiagem do Inverno

instalação pisoChuvas podem atrapalhar o bom resultado de alguns procedimentos de reforma, ou mesmo desfazê-los – mesmo quando o trabalho é dentro de casa. Tintas podem empolar, o aumento entre uma demão e outra pode se prolongar. Revestimentos podem demorar a assentar.
Tudo por conta da umidade.

Sem contar com a interrupção das atividades, quando acontecem nas áreas externas. Mesmo quando a chuva para, é necessário esperar o terreno e as primeiros estruturas secarem.
Atividades envolvendo a parte elétrica também se tornam completamente proibidas quando chove.

O risco de originar uma infiltração numa rachadura não identificada numa laje pode gerar até mesmo problemas estruturais – sem contar com as chances de proliferação de fungos.

Ou seja, nada pior do que planejar uma obra para estações mais chuvosas, como é o caso do verão. Pior: esses são os meses com precipitações mais volumosas, com maiores riscos de prejuízos.

Materiais armazenados, por exemplo, podem se deteriorar com a umidade excessiva. A cura do concreto e a impermeabilização de superfícies complica. Os próprios trabalhadores correm maior risco de escorregões e outros acidentes.

A probabilidade de prejuízo aumenta bastante.

Para construções de grande porte, sem dúvida a época mais indicada para início é nessa baixa estação. O estio favorece, no mínimo, a montagem das fundações das edificações, como sapatas e paredes básicas.

Os Preços Estão Mais em Conta

A melhor forma de aproveitar ao máximo o orçamento disponível é ter acesso a produtos e mão-de-obra com preços mais em conta. Essa é outra vantagem do inverno.

A disponibilidade de mão-de-obra também é muito maior quando esfria, tornando seu custo menor. Depois de novembro, o número de trabalhadores da construção civil e reformas cai bastante, encarecendo a contratação.

Mais Variedade e Disponibilidade de Materiais de Construção

tinta pincelPor estar na contramão da tendência, é mais fácil encontrar exatamente o produto que você quer, na quantidade que você precisa, durante o inverno. Afinal, a procura é bem menor.

Essa realidade é ainda mais desejável quando estamos falando de realizações de longo prazo, que exigem a satisfação exata das expectativas do morador. A cor perfeita de uma tinta de parede, por exemplo, faz parte de um sonho que esperou para ser realizado.

O projeto também não deverá ser modificado por conta da limitação do material. Aliás, os que envolvem itens mais exclusivos tem muito mais chances de serem concluídos conforme a proposta inicial.