Construir com Bioconcreto

Escrito por

E se eventuais rachaduras no concreto da casa ou edifício se fechassem sozinhas, como se curassem? O bioconcreto é capaz de regenerar seus próprios desgastes, num processo de fato orgânicos. Saiba mais sobre ele.

Composição do Bioconcreto

O bioconcreto foi idealizado por pesquisadores holandeses. Ele é feito a partir da mistura do concreto clássico, amplamente utilizado na construção civil, com cálcio e mais uma colônia de bactérias chamada Bacillus pseudofirmus.

Em seu estado natural, elas sobrevivem aos ambientes mais hostis possível, como vulcões ativos ou locais com pH maior que 10,0. As pseudofirmus formam esporos capazes de resistir 200 anos em uma construção.

Já o cálcio alimenta essas bactérias, acionando a produção de mais bioconcreto.

Como Funciona O Concreto Orgânico

concreto bioPossíveis rachaduras no bioconcreto expõem suas bactérias. Sob a ação da umidade, elas são ativadas e, ao consumir o cálcio, acabam produzindo calcário, um produto final da digestão que preenchem as lacunas.

Isso repara, em três semanas, as fissuras no bioconcreto.

Não existem limites de extensão de falhas que o bioconcreto pode preencher. No entanto, a fissura não pode ter mais de 8 milímetro de largura.

O concreto vivo também pode ser empregado na decoração, já que dispensará remendos no caso de danos do material.

Concreto Vivo: Mais Caro, Mas Mais Econômico

concretoPor conta disso, a adoção do concreto orgânico pode levar a uma economia bilionária, já que a necessidade de restauração da estrutura da construção cai drasticamente.

Mesmo sendo mais caro que o concreto tradicional, o sistema de cálcio e bactérias nesse material poupa muito dinheiro em manutenção de barragens, pontes ou imóveis.

Isso se torna especialmente atraente em países com risco de terremotos. Já foram lançados sprays à base de bioconcreto, para serem aplicados em rachaduras de construções com concreto tradicional.

Essa versão está alavancando, aos poucos, a introdução do material no mercado, uma vez que o metro cúbico desse concreto orgânico custa 40% a mais que o comum.