O sucesso do piso de cimento polido – ou cimento queimado polido, ou concreto polido – ultrapassou os limites das fábricas e entrou nas residências de alto padrão do mundo. Saiba mais sobre o assunto – e coloque esse revestimento na sua lista de desejos de reformas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Uso Decorativo e Vantagens do Piso de Cimento Polido[/h2]
Pisos de concreto polido (também conhecido como cimento polido) unem rusticidade e sofisticação, num efeito muito almejado pelos adeptos de decorações mais contemporâneas ou de estilo industrial, por exemplo.
Ele é composto por cimento Portland branco ou cinza, pó de mármore e outros aditivos – e é comercializado em suas cores naturais ou outras, alcançadas por conta de pigmentos especiais.
O concreto polido é ideal para ser instalado em salas, quartos e cozinhas. No entanto, por conta do polimento, e ao contrário de revestimentos de cimento queimado simples, não são indicados para banheiros, pois podem torná-lo escorregadio.
Além disso, é uma opção de relativo baixo custo para quem está com o orçamento limitado. É mais em conta do que mármores ou granitos. E possui vida útil das mais longas – superior a da madeira, de cerâmicas ou mesmo de carpetes.
É excelente para residências de pessoas alérgicas ou com doenças respiratórias. Isso porque dificultam muito a proliferação de bactérias, mofo e ácaros.
O brilho ocasionado pelo polimento oferece economia de energia elétrica, já que reflete luz e calor. Consequentemente, mantém a temperatura do interior do cômodo mais estável e aproveita melhor a luz do dia.
O polimento também torna o piso mais nivelado e resistente a impactos .
[h2 type=”2″ width=””]Cimento Polido Colorido[/h2]
Se você quer ousar mais na sua decoração, poderá trocar os tons naturais, todos neutros, do concreto polido pelos coloridos. Isso é feito por meio da adição de pó xadrez e tintas epóxi.
O pó xadrez é colocado na argamassa ainda úmida, ainda na fase de preparação do concreto. Já a tinta epóxi entra depois que o piso estiver seco. Com ela é possível até mesmo fazer desenhos no chão. Além disso, protege a superfície contra desgastes e riscos.
[h2 type=”2″ width=””]Instalação do Piso de Concreto Polido[/h2]
O concreto polido é lançado tanto sobre o contrapiso do ambiente quanto revestimentos como azulejos, laminados de madeira, ladrilho hidráulico, placas de gesso, cerâmicas ou pedras lisas.
Isso deve ser feito nas primeiras horas de luz da manhã – e por uma equipe especializada, que sabe qual o tipo de concreto certo para residências. O tipo de concreto com presença de cimento Portland CP III, por exemplo, é desaconselhado, já que ele apresenta pozolanas e escórias.
A camada varia de 3 a 5mm e espessura e leva de 4 a 5 horas para dar pega, ou seja, para endurecer. Esse tempo dependerá de condições climáticas e espessura da camada.
Depois de realizado o acabamento que o deixará com uma aparência marmorizada, é a hora do polimento que dará o brilho do piso. Também poderá ser feito acabamento com cobertura epóxi.
[h2 type=”2″ width=””]Manutenção do Concreto Polido[/h2]
A manutenção do piso de concreto polido é das mais simples. Para sua limpeza diária, água e sabão neutro bastam.
Evite a todo custo a aplicação de produtos ácidos, como o lava pedras, ou abrasivos. Eles podem danificar o polimento do piso com manchas e riscos.
Para limpeza, água e sabão são suficientes, dispensando o uso de produtos abrasivos que podem manchar e danificar o piso. Assim, as rotinas de limpeza são mais simples, rápidas e baratas em relação a pisos de madeira ou cerâmica, por exemplo.
Se tiver a camada de Epóxi, opte por uma cera.