Conheça a Decoração Boho Chic

Escrito por

Famoso por ser criativo, singular e completamente fora dos padrões convencionais, o boho chic é um estilo decorativo que chama atenção de quem gosta de misturar referências estéticas distintas e de épocas diferentes em um mesmo ambiente.

Também conhecido como bohemian chic ou boêmio contemporâneo, o boho chic engloba, de forma harmônica, um pouco de cada tendência: étnica, hippie, vintage, oriental, romântica, entre outras.

Porém não pense que você pode juntar tudo isso sem planejamento. Por serem estilos muito marcantes e únicos, é importante ter cuidado para não exagerar e acabar criando uma atmosfera muito over e desagradável.

Os elementos devem conversar entre si.

Estilo Boho: Bagunça Organizada

tecido madeiraO principal símbolo do boho chic é o uso de muito tecido e estampas, assim como de móveis e objetos.

A paleta de cores também é bem diversificada e varia desde colorações sóbrias (preto, marrom, bege, verde oliva e cáqui) até as mais vivas (ouro, prata, amarelo e roxo).

Entretanto, o ideal é que sejam selecionadas entre três e quatro cores diferentes para compor o visual. É o suficiente para não comprometer a harmonia.

sala boho 1Bordados, redes, lã e veludo são bem-vindos – e o melhor é que você pode usar todas juntas.

Como são fundamentais, não tenha medo de ousar e criar uma combinação de vários modelos, compondo um clima exótico e original.

Materiais naturais e “surrados”, como madeira desgastada e metais ligeiramente enferrujados, são uma marca do estilo boho.

Como Decorar com o Estilo Boho

banheiro boho

O boho mistura estampas como o arabesco e o floral.

Se não quiser arriscar muito, comece usando como base o aspecto hippie, típico nos anos 70, e trabalhe somente com estampas étnicas que possuem traços e materiais semelhantes.

Agora, se o intuito é diversificar sem medo, invista em modelos com estampas florais e de animais.

Para não ter dúvida quanto à combinação e garantir a sintonia você pode explorar estampas de várias tonalidades similares ou investir em coloridos que têm algum ponto em comum.

Por exemplo: reúna de uma vez só chevron (zigue-zague), arabesco e floral, porém da mesma cor. Isso vai garantir o equilíbrio do espaço e ainda transparecer uma estética despojada.

sala boho 2O morador que ainda não tem muita intimidade com o estilo ou com decoração em geral, como sempre, deve ir com calma.

Comece modificando as roupas de cama, cortina, almofadas, tapetes e vasos. Conforme sentir confiança, acrescente outros itens como móveis, forro etc.

Agora é só tirar proveito dessas dicas e usar a criatividade para elaborar sua própria decoração boho chic.

Autoria: Texto elaborado por Fernanda Dutra, da Tibério Construtora.