Como Usar Tijolo Maciço na Decoração

Escrito por

Tijolo maciço é um grande clássico da construção e da própria decoração de casas e apartamentos. Eles podem ser utilizados em literalmente qualquer cômodo do imóvel. E se adaptam a qualquer estilo de decoração, do mais antigo e rústico ao mais contemporâneo. Veja a seguir como usar tijolo maciço na sua decoração.

Além de serem versáteis, tijolos maciços são muito duráveis e mais baratos. Também oferecem maior conforto térmico e isolamento acústico.

Em ambientes externos deverão levar uma camada de impermeabilizante, o que os protegerão contra a umidade, o desgaste e o surgimento de fungos.

Como Decorar com Tijolo Maciço

sala tijolos brancosTijolos maciços podem ser usados de forma natural ou com outros recursos de decoração, como a pintura. Também podem ser encontrados em diferentes tons, do alaranjado ao café. É uma ótima pedida para uma decoração mais tradicional ou rústica.

Pintados de branco, darão mais leveza a uma proposta mais clean. O efeito é tão leve que não faltam decorações de quartos de bebê com eles. A pátina também é uma opção.

Outro efeito, altamente arrojado, é cobri-los com reboco e depois retirá-lo de maneira desigual. Assim os tijolos aparecerão parcialmente, num resultado detonado.

Rejuntes na Decoração com Tijolo Maciço

tijolos junta seca

Parede de junta cheia

Existem três diferentes tipos de rejunte para tijolos maciços – e eles dão maior ou menor dramaticidade à decoração. O tipo de rejunte é essencial pois ele é que dará o acabamento final.

A junta cheia é aquela em que o preenchimento da argamassa entre os tijolos fica no mesmo nível. O efeito é mais rústico, clássico. É o ideal para o caso da retirada parcial do reboco, dentro do estilo de demolição.

Já a junta frisada é quando o reboco é propositalmente falho entre as peças. Também é chamada de assentamento de tijolos.

Por fim a junta seca é na verdade feita por meio de uma fina camada de argamassa não aparente. A impressão é a de que não existe nenhum rejunte entre os tijolos, de que foram empilhados um sobre o outro.

Neste caso a quantidade de tijolos aumenta um pouco. O resultado é mais elegante e limpo. É muito utilizado em paredes de ecobrick.