O cortineiro de gesso é feito a partir do forro de gesso do teto, fazendo as vezes de um bandô. Ele cria um ótimo acabamento junto às janelas, escondendo o trilho ou varões das cortinas. O resultado é bem leve e profissional. Confira algumas ideias a seguir e veja a que melhor combina com o seu ambiente.

O cortineiro de gesso é utilizado onde já existe um rebaixamento de gesso. Na hora de planejá-lo, é importante considerar que que ele acompanhe o tamanho da janela e da cortina.

O vão entre o cortineiro e a janela deverá ser de 15cm a 20cm. Isso permitirá que as mãos se movimentem com espaço na hora de instalar a cortina.

Veja a seguir alguns modelos.

Cortineiro de Gesso Embutido

O modelo embutido de cortineiro possui um pequeno vão entre o teto rebaixado e a janela. Neste espaço deverá ser instalada a cortina, diretamente no teto (trilhos) ou nas laterais da parede (vara).

Esta proposta é discreta e moderna ao mesmo tempo.

Cortineiro de Gesso Iluminado

cortineiro iluminadoSe você colocar pontos de luz no teto do vão entre o rebaixamento e a janela, terá o cortineiro iluminado. Ele torna o ambiente ainda mais aconchegante e convidativo.

Dependendo do tecido e do tom da cortina, esta poderá refletir a iluminação instalada. Isso cria um belo jogo de brilho e sombra em seu tecido e distribui melhor uma luminosidade indireta pelo ambiente.

Se for mais intensa, essa iluminação poderá contribuir como suporte para os demais pontos de luz do cômodo.

Cortineiro de Gesso Sobreposto

O modelo de cortineiro sobreposto emprega uma moldura de teto feita de gesso presa ao forro. Ou seja, a moldura faz as vezes do bandô tradicional.

Assim como a versão embutida, a cortina é instalada no vão entre o forro e a janela. Trilhos ou varas continuam escondidos.

A moldura utilizada pode ser lisa ou desenhada, grossa ou estreita. Quanto maior e chamativa, mais dramático o efeito visual. Aqui o cortineiro fica mais elegante.

O grande pulo do gato do cortineiro sobreposto é que você poderá usá-lo também quando o rebaixamento do teto é inexistente. Basta fixar a moldura no teto deixando um espaço no teto entre a janela e a sanca.