Como Trocar o Rejunte de Revestimentos

Escrito por

Não adianta: se o seu piso ou paredes não forem trocados tão cedo, eventualmente será necessário trocar o rejunte. Afinal, com o tempo esse material vai ficando encardido ou até mesmo apresentar danos, como rachaduras. Consequentemente, azulejos, pastilhas e outros revestimentos poderão se soltar, quebrar ou juntar bolor e bactérias. Portanto acompanhe nossas dicas a seguir e aprenda a trocar o rejunte e mantê-lo sempre limpo.

Como Trocar Rejunte

Dependendo da área assentada, trocar o rejunte pode dar um pouco de trabalho – mas ainda é mais simples do que trocar o rejunte de uma piscina. Tudo é feito manualmente e a atenção deve ser grande.

Use uma chave de fenda na diagonal para retirar o rejunte antigo. Cuidado para que ela não escorregue e acabe arranhando as peças ao redor.

Caso a área seja muito grande, faça isso apenas nas partes que apresentam rachaduras, trincas ou com peças soltas. Caso você queira trocar a cor da argamassa, aí sim deverá fazer o trabalho completo por toda a superfície.

limpeza rejunteAntes de aplicá-la, limpe bem o local a ser trabalhado. A superfície não poderá estar engordurada, com poeira ou molhada. Prepare o material de acordo com as instruções da embalagem.

Então espalhe com uma espátula nas juntas, preenchendo todo o espaço. O rejunte que ficou sobre as peças deverá ser retirado com uma esponja úmida. Para finalizar, passe uma estopa seca.

Se precisar fazer acertos na argamassa que avançou demais sobre a peça, utilize um palito de churrasco e faça o friso corretamente. Duas horas depois limpe a superfície. E lembre-se que a lavagem comum só poderá ser feita dois dias depois.

Atenção: nunca passe um novo rejunte sem antes retirar o antigo. Isso só vai maquiar a situação, sem eliminar os problemas e garantir a segurança das peças no lugar.

Manutenção do Novo Rejunte

Para não precisar trocar o rejunte tão cedo, aqui vão algumas dicas de manutenção. O segredo é mantê-lo sempre livre de mofo e sujeira.

Adicione, na sua rotina de limpeza da casa, a manutenção dessa parte do revestimento. Para isso lance mão do vinagre branco, esfregando-o puro ou com um pouquinho d´água sobre o rejunte com ajuda de uma escova de dentes. Enxágue com água.

Evite utilizar fórmulas à base de ácido ou água sanitária. Elas podem corroer a argamassa.