Como Tirar Ferrugem de Ferramentas

Escrito por

É muito importante que, periodicamente, nos dediquemos em tirar ferrugem de nossas ferramentas. Das mais simples e domésticas, passando por outras mais pesadas e até mesmo as de jardim, todas podem oxidar.

E isso vai comprometer suas performances; tesouras, facões e serras perdem o fio.

Aprenda diferentes métodos, inclusive naturais, para manter suas ferramentas sempre em dia.

Receitas Caseiras para Tirar Ferrugem de Ferramentas

Alguns itens que você já tem em casa podem livrar suas ferramentas da ferrugem. Isso é ótimo, principalmente nos casos em que você pretende utilizar um item e descobre, na hora, que está enferrujado.

tirar ferrugemSe a ferrugem não é tão forte, basta esfregar meio limão nos locais atingidos. Se for mais forte, espalhe sal primeiro, e só então derrame suco de limão, deixando repousar por um dia.

O segredo dessa técnica é o ácido cítrico presente na fruta. A mesma substância é encontrada em refrigerantes de cola. Mergulhe suas ferramentas no refri e deixe atuar por pelo menos 24 horas.

O vinagre branco também faz maravilhas. E costuma atuar com mais rapidez dos que as dicas acima. Mais uma vez, é só submergir as peças enferrujadas no líquido.

Caso a ferramenta seja muito grande, encharque um pano com vinagre e enrole-o nela. Em ambos os casos enxágue os itens, seque-os e estarão prontos para uso.

Crie uma pastinha de bicarbonato de sódio e água e espalhe sobre suas ferramentas. Observe periodicamente até constatar que a ferrugem sumiu. Enxágue-as.

A surpresa fica por conta da receita de batata com detergente. Passe o produto na superfície de uma rodela do legume; faça isso com várias rodelas e crie uma espécie de cama para apoiar as ferramentas.

Cubra-as com mais batatas até que a ferrugem saia. Enxágue e veja coo estarão brilhantes.

Remover a Oxidação com Produtos Industrializados

tirar ferrugemO mercado também oferece produtos especializados em retirar ferrugem, como óleos e desengripantes. Há removedores como o Wurth ou o Quimox.

Ou o convertedor de ferrugem da Vondel, que além de remover a oxidação ainda protege o metal por um longo tempo.

O famoso WD-40 também é capaz de retirar ferrugem leve, mas casos mais graves devem ser tratados de outra forma.

Mas uma vez limpas as ferramentas, protege o metal por períodos bastante extensos.