Como Reutilizar Vidros na Decoração

Escrito por

O ponto principal em decorar com objetos reutilizáveis é saber reaproveitar cada matéria-prima da forma mais eficaz. Aqui ensinamos a reaproveitar objetos de vidro para decorar a casa.

No design de interiores, o vidro é um dos materiais mais versáteis e universais – quase todo mundo tem um potinho, garrafa ou qualquer outro objeto no seu lar.

Por isso suas possibilidades de uso são grandes, e nesse post você confere algumas dicas práticas e cheias de estilo para reutilizar vidros na decoração.

Reutilizando Garrafas para Decorar a Casa

garrafas parede flores

Recicle suas garrafas de vinho transformando-as em vasos de flores suspensos

As garrafas de vidro são utensílios que rendem ótimos itens decorativos quando aproveitadas do jeito certo. Elas agregam muito charme e personalidade aos ambientes.

Elas podem ser utilizadas de diversas formas. Arranjo de flores, luminárias, abajures, candelabros, mosaicos e outros.

Troque, por exemplo, os seus vasos de flores por garrafas de vinho e monte novos arranjos. Você pode optar pelo clássico e utilizá-las na mesa. Ou então inovar e pendurá-las nas paredes com a ajuda de suportes.
Nesse último caso o ideal é que elas sejam fixadas pelos gargalos, porque além de ser mais fácil de encontrar o suporte de encaixe, também ficam mais firmes em suspensão.

Simplesmente inserindo velas no bocal de garrafas usadas você cria candelabros diferentes. Eles ficam ainda mais estilosos conforme a cera vai derretendo!

lampadas garrafasOutra grande vantagem é que, como esse tipo de decoração é contínua – ou seja, quando mais você usa as velas, mais a cera faz, vai se transformando em novas formas sobre o vidro.
E não é preciso usar um mesmo modelo de garrafa. Essa é a hora de você ousar e brincar com cores e formatos, tanto dos vidros quanto das velas!

Para deixar a composição visual ainda mais personalizada e original, a dica é colocar suas habilidades manuais e a criatividade para trabalhar!

Pinte, aplique acabamentos diferentes (como tecido, cordas, glitter, pequenos vidros coloridos etc), recorte o vidro, enfim, transforme aquela garrafa comum em um item único.

Reaproveite Copos e Decore o Ambiente

copos vaso plantasAnda cansado dos seus copos de vidro e está procurando uma desculpa para aposentá-los? Aqui está uma ótima sugestão: transformá-los em itens decorativos diversificados — de porta-trecos a pequenos vasos de plantas.

Uma tendência muito em alta é reutilizar os copos de vidro como pequenos potes para velas aromatizantes.

Especialmente charmosas no banheiro – embora possam ser usadas em outros ambientes, como no seu quarto, por exemplo -, essas velas deixam os locais mais agradáveis e relaxantes.
Isso, combinado com um copo de vidro personalizado com cores, pode renovar a decoração de um jeito simples e bastante efetivo.

Encaixe uma vela comum ou aromática em um copo pequeno que esteja em desuso. Depois, corte uma tira de renda ou outro tecido que tenha um bordado bonito e cole ao redor do copo com cola quente ou com supercola.
Cuidando sempre para não deixar o tecido sujo ou manchado.

Vidros: Decorando com Vasos e Potes

vasos floresSabe aquele pote de vidro que você joga fora ou deixa no fundo do armário pensando em um dia, quem sabe, reutilizá-lo?
Ele pode ser o toque que faltava para deixar o seu lar mais alegre e organizado.

Resistentes e versáteis, esses itens podem ser transformados em recipientes para temperos e ingredientes. E se for para unir sustentabilidade e natureza, em terrários de cactos e suculentas.

Dê cara nova aos seus potes fazendo delicadas “roupinhas” para eles! Escolha o seu tecido favorito e cole ao redor do pote e na tampa. Você também pode fazer costuras ou colocar fitinhas para ficar ainda mais charmoso.
Use uma máquina de cola quente para ter mais precisão na hora de espalhar. Assim que a cola secar, passe uma camada de tinta em spray – os metálicos são puro apelo.

Deixe a decoração ainda mais elaborada ao mergulhar o fundo do pote em tinta com glitter (aqui vale usar fita crepe para marcar a forma bem certinha).

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Tibério.