Como Pintar uma Parede Nova

Escrito por

Além de ajudar a criar o estilo que você deseja para a sua casa, a pintura das paredes ajuda na iluminação e reduz as chances de surgimento de infiltrações e mofo. Uma superfície só no reboco solta poeira e está sempre mais fragilizada. A seguir damos dicas na hora de pintar uma parede nova.

Primeiro Passo: Lixar o Reboco

Em primeiro lugar, a sua parede deve estar com o reboco totalmente seco, sem nenhuma umidade.

Passe uma lixa de gramatura 60 ou 80 sobre a superfície. Isso retira a areia excessiva que ainda permanece no reboco após sua secagem. Cuidado apenas para não passar com muita força, pois poderá arranhar a parede.

Para retirar restos de poeira que ainda insistam em permanecer, passe uma vassoura sobre a parede. Aguarde por volta de 28 dias antes de partir para a próxima etapa. Afinal, a massa leva cimento e precisa desse tempo de cura.

Corrigindo defeitos com Massa Corrida ou Selador

pintar paredeExiste massa corrida para dentro e fora do imóvel. Nos casos das paredes internas, é recomendável que você aplique massa corrida látex na superfície. Ela corrige possíveis defeitinhos e a deixa bem lisinha. É um acabamento indispensável.

O mais indicado é que você passe duas demãos de massa. Espere a primeira secar, lixe e só então passe a segunda. Em seguida, confira com uma lâmpada se os defeitos ainda insistem em aparecer.

Paredes externas e muros devem utilizar massa corrida acrílica ou contar apenas com um selador.

Aplicando a Tinta

Pronto: sua parede está pronta para receber a tinta. Você deverá passar duas demãos, observando o prazo entre demãos estabelecido por cada fabricante. Assim você chegará ao melhor resultado possível.

Evite tintas mais baratas. Você poderá poupar dinheiro, mas terá muito mais trabalho na hora de pintar sua parede, com menos possibilidade de conseguir um bom resultado. A superfície poderá manchar, ficar com marcas de escorrido e descascar com facilidade.

Ao mesmo tempo, cuidado com tintas premium. Elas podem ser mais fáceis de usar e com um lindo resultado final. Mas tendem a ser mais frágeis, descascando e facilitando o surgimento de infiltrações.