Como Montar uma Lavanderia Externa

Escrito por

Se você mora numa casa – ou tem uma para os finais de semana -, poderá organizar um cantinho na área externa para montar sua lavanderia. Isso abre ainda mais espaço útil para você dentro de casa. Transformando a lavanderia tradicional num ateliê, por exemplo. Além disso, poderá aproveitar melhor o sol e o vento para secar as peças. Confira algumas ideias a seguir.

Além de abrir espaço extra na área interna do seu imóvel, a lavanderia externa acaba ajudando a economizar energia elétrica. Isso porque fica localizada junto ao ar livre, que facilita a secagem das roupas. E, consequentemente, dispensa o uso da secadora.

Uma lavanderia externa bem planejada economiza bastante espaço e é discreta. Ela também pode ser feita em varandas amplas de apartamentos ou mesmo terraços.

Estrutura para Montar sua Lavanderia Externa

lavanderia na varandaEm primeiro lugar, é importante estabelecer o canto ideal para montar a lavanderia. É importante que exista uma saída de água para um tanque e estrutura para a instalação da máquina de lavar (e de secar, se for o caso).

Também é essencial haver espaço para acomodar a cesta de roupa limpa, tábua e ferro de passar roupa, talvez uma estrutura de varal, pregadores de roupa, sabão em pó, amaciante, alvejante e outros produtos.

É essencial projetar um gabinete para proteger sua lavanderia da ação do sol e da chuva. A menos que o seu equipamento de lavar roupas esteja suficientemente protegida pela marquise do local.

Espaços externos alternativos para a sua lavanderia podem ser num cantinho da sua garagem. Também perto da sua sauna ou mesmo integrada à sua churrasqueira.

Lavanderia na Garagem ou Churrasqueira

lavanderia na varandaEntre o que é considerado área externa, também contamos com a garagem e a churrasqueira. Caso você more numa casa, onde esses ambientes sejam completamente particulares, é claro.

A sua garagem, por exemplo, é uma opção. No entanto, ela deve ser ventilada, sempre organizada e limpinha. Você poderá montar um gabinete com todos os itens já citados. O gabinete vai protegê-los da fuligem e da poeira que o automóvel traz e movimenta.

churrasqueira lavanderiaPor esse mesmo motivo não é recomendado estender um varal dentro da garagem. O ideal é que você invista mesmo numa secadora de roupas ou providencie um varal externo.

Varais para espaços pequenos ou portáteis são perfeitos para esses casos.

O gabinete também será importante se você decidir integrar sua lavanderia à churrasqueira ou espaço gourmet externo. Você deverá prever esse esquema no projeto da construção, para que já fique previsto o melhor lugar para acomodar a máquina de lavar e o tanque, por exemplo.

O melhor modelo é aquele que coloca o espaço de churrasqueira de um lado e, no oposto, a lavanderia. Afinal, um local é de sujeira, fumaça e comida; o outro é de limpeza.

churrasqueira lavanderiaO tanque deverá ser exclusivamente dedicado para a lavagem de algumas peças. Jamais use-o para manusear alimentos ou lavar pratos do churrasco. A melhor escolha é montar um pequeno armário logo embaixo dele, para guardar sabões, escovinhas e outros produtos.

Eles não devem ficar misturados a produtos alimentícios para churrasco. Mais uma vez, cada ambiente é um ambiente.

É perfeitamente possível usar varais no ambiente integrado. No entanto, vale a pena lembrar que o pior momento para estender a roupa lavada é durante ou depois da realização do churrasco. O ar ainda estará repleto de fumaça, contaminando as pelas.