Você finalmente o instalou, mas agora como limpar o piso cerâmico dos sonhos: Como fazer a limpeza depois da obra? Aprenda a seguir tudo o que deve ser feito para deixar o novo chão perfeitamente limpo após o assentamento.

Como limpar o piso cerâmico logo após sua instalação

Logo após secagem inicial da argamassa, deve-se remover o excesso com pano, esponja ou estopa úmidos. Depois de transcorrido mais algum tempo, quando a massa já estiver quase dura, frisar (fundando um pouco a massa ) as juntas, obtendo assim acabamento liso e regular.

Esta operação pode ser feita com instrumentos de madeira, desenhados especialmente para esse fim, ou com auxílio de cabos elétricos dobrados. Limpar novamente com estopa ou pano secos, para remoção de quaisquer resíduos de argamassa aderidos sobre o revestimento cerâmico.

Limpeza final do piso de cerâmica

A operação que vimos acima tem a finalidade de eliminar resíduos de argamassas ou outros materiais usados no processo de assentamento. Afinal a argamassa de rejunte que ficar aderida sobre as peças cerâmicas deve ser removida durante as operações de rejuntamento, para evitar seu endurecimento.

Contudo a limpeza final dos piso cerâmico só deverá ser efetuada duas semanas após o rejuntamento. Então ele deverá ser escovado (com escova ou vassoura de piaçaba) com água e um detergente neutro. Enxágue abundantemente.

A limpeza de revestimentos com ácido é contra-indicada, pois pode prejudicar tanto a superfície da peça cerâmica quanto o rejunte e a armadura do concreto que serve como base.

Entretanto, quando for necessária a limpeza com ácido, deve-se usar uma parte de ácido para dez partes de água. Neste caso, deve-se proteger previamente com vaselina os componentes suscetíveis de ataque pelo ácido.

Após a limpeza, que deve ser feita com água em abundância, utiliza-se uma solução neutralizante de amônia: uma parte de amônia para cinco partes de água. Enxágua-se com água em abundância.

Finalmente enxuga-se com um pano, para remover a água presente nas juntas

O que significa o termo limpabilidade

Apesar de não ser uma palavra de uso corrente, limpabilidade é a facilidade com que se elimina a sujeira da superfície cerâmica. Está estreitamente relacionada com a estrutura superficial (rugosidade) da tipologia em questão.

Produtos rústicos com uma superfície marcada com altos e baixos relevos exigem uma maior frequência e intensidade na sua manutenção que os produtos naturais ou polidos.

Limpeza final da obra

Cuidado: todo o trabalho que utiliza ácido pode ser muito perigoso. Até mesmo na hora de misturar o produto com a água. Procure se informar de como proceder para não correr riscos de intoxicação ou mesmo queimaduras.

Como citado anteriormente é importante evitar o acúmulo de resíduos de assentamento e rejuntamento. Caso seja necessária uma limpeza mais agressiva nunca utilize ácidos, pois a superfície do revestimento poderá ser atacada irreversivelmente.

Para a limpeza em final de obra utilize Adimax Removedor e para porcelanato polido utilize Limpeza Total, ambos da marca Eliane Argamassas.

Como limpar o piso cerâmico pós-obra

Durante toda sua existência o pavimento deve ser submetido a numerosas operações de limpeza, as quais desempenham um papel importante no que se refere à duração e aspecto do pavimento.

A limpeza pós-obra garante o desempenho estético futuro. Trata-se da limpeza geral realizada quando terminada a obra, tendo por finalidade, remover da superfície do pavimento todos os resíduos de substâncias (rejunte, cimento e sujeiras da obra) aderidos à superfície durante a realização da obra.

Tipo de mancha

Produto para limpeza

Gorduras Bicarbonato e Água
Graxas e óleos Água quente e detergentes alcalinosDetergente NeutoExemplo: Lava-Pratos, Sabão em pó, Ajax
Azeites Álcool etílico
Tintas Removedor de tintas.  Solvente específicoExemplo: Thinner, Varsol …
Iodo Amoníaco
Betume Acetona
Tinta a base de esmalte sintético ou óleo Thinner, água raz, varsol, etc
Ferrugem Água sanitária e saponáceoÁcido muriático à 10% *
Café Água sanitária e saponáceo
Café, Chá, Sucos Detergente em água quente,
após Água oxigenada
Tinta de caneta Solvente orgânico (acetona, benzina)
Borracha de pneus Solvente orgânicos (aguarrás) ou saponáceo
Cimento e resíduos de rejunte Ácidos orgânicos diluídos em água e removedor de rejunteExemplo: Vinagre (removedor de rejunte da quartzolit.)Ácido muriático diluído à10% *
Sangue Água oxigenada
Cerveja ou vinho Detergente alcalino ou contendo abrasivo ou água sanitáriaExemplo: Sabão em pó, Ajax
* Proporção de 10% (9 partes de água para 1 de ácido)

 Existe algum produto que deixa o piso mais brilhante?

Existem produtos que deixam o piso polido mais brilhante. O mercado oferece muitos deles. Vale lembrar que eles podem afetar o coeficiente de atrito do mesmo deixando-o escorregadio.