Como Iluminar com Abajur de Piso

Escrito por

Dentre todos os tipos de abajur, os de piso são os mais funcionais – e os que mais chamam a atenção. Veja a seguir como usar luminárias de chão na sua casa.

Vantagens da Luminária de Piso

Se você não possui muitas saídas para lustres e spots de teto, os abajures são perfeitos. Com eles, é possível levar luz a qualquer lugar da casa que precise de mais iluminação.

Aqui, as luminárias de piso já saem na frente: com elas, você não precisa de espaços em mesas ou escrivaninhas. Basta uma pequena área livre no chão e colocá-lo ali.

Você pode encontrá-las nos mais diversos tamanhos e formatos. Ou seja, se adaptam a qualquer ambiente e estilo de decoração.

Abajur de Chão como Elemento Decorativo

luminaria de chão articuladaO abajur de chão é mais do que um elemento funcional da casa. Eles, imponentes, também são “peças esculturas” e seu valor estético é essencial na hora de afirmar um estilo de decoração.

Sua presença nunca é ignorada, principalmente quando está aceso.

Portanto, ambientes mais contemporâneos pedem modelos mais geométricos. Eles podem ser coloridos ou totalmente metálicos, muitas vezes dispensando até mesmo as cúpulas, alguns simulando postes de iluminação urbanos.

Sua iluminação tende a ser mais direta, ideais para locais de leitura.

luminaria de chão cristaisLocais mais rústicos podem se beneficiar de luminárias artesanais, utilizando madeira e cúpulas de tecidos naturais ou mesmo de palha. Decorações clássicas se beneficiarão de designs mais tradicionais ou mesmo de antiquário, com detalhes mais rebuscados.

Peças desses tipos costumam oferecer uma iluminação um pouco mais difusa e aconchegante.

Abajures de chão podem ser de corpo inteiro, como os tubulares com uma cúpula grande do chão até seu topo; podem ter apenas uma haste, que pode ser reta, articulada ou fazer curvatura; ou tripé, semelhante aos iluminadores de estúdios de foto ou tevê.

Lâmpadas para o Abajur de Piso

luminarias de chão coloridas

Luminárias de piso com lâmpadas LED

A maior parte das luminárias de piso foi feita para lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. No entanto cresce o número das que são feitas com luzes de LED – mais duráveis, econômicas e que não aquecem.

As luzes LED podem ser em formato de lâmpadas ou fazer parte da própria estrutura e design da peça.

No entanto, o ideal é que a cor da luz seja mais quente, principalmente em modelos com apenas um bocal. Os que oferecem mais bocais permitem a combinação da amarela com a branca, balanceando o aconchego com a clareza mais intensa.

O Papel dos Spots e das Cúpulas

Abajur com tripé e cúpula clara

Um abajur de piso pode ser composto por spots ou por cúpulas. No primeiro caso, ele tende a ser mais moderno, oferecer iluminação mais objetiva e, portanto, mais indicada para locais de leitura e de realização de tarefas.

Quando arrematado com uma cúpula, atente-se ao tom dela. Cúpulas mais claras são preferíveis se a luminária é a principal fonte de luz daquele canto.

Cúpulas mais escuras levam a menores índices de luminosidade, são mais decorativas e subjetivas. São indicadas para realçar um cantinho não funcional ou criar uma atmosfera mais íntima num quarto, por exemplo.

De todo modo a vantagem das cúpulas é que são mais fáceis de limpar, já que são facilmente retiráveis. Além disso, é possível mudar a cara do abajur na compra de um modelo diferente.