Como Furar a Parede com Furadeira

Escrito por

Furar as paredes pode ser simples, mas existem riscos. Confira a seguir alguns cuidados que não podem ser negligenciados. 

Cuidados Necessários Antes de Furar a Parede com Furadeira

Se pretendemos furar a parede para colocar um quadro, espelho, parafusos para a nova prateleira, precisamos saber usar uma furadeira elétrica. Jamais dispense luvas e óculos de proteção.

Saiba, com certeza, se ali onde pretendemos fazer o furo não passam canos de eletricidade ou de água, gás, etc. Se precisar apele para a planta funcional do imóvel.

Descubra o tipo de parede que vai furar. Assim saberá qual a melhor furadeira para realizar o furo. Compre buchas e parafusos adequados ao tipo de parede e ao peso que estes vão suportar.

Descubra o Tipo de Parede

Uma maneira simples e eficiente para determinar o tipo de material que foi usado na parede é fazer um furo bem pequeno com uma furadeira, analisando a poeira que vem na broca.

Poeira cinza indica parede de concreto. Vermelha, parede de tijolo. Branca, é uma parede de gesso.

Como Furar Azulejos

Use a furadeira e uma broca para concreto.

Furo em azulejo

Pode ser desejável pendurar objetos em paredes com azulejos, seja no banheiro ou na cozinha.

Se o propósito for pendurar algo leve, uma boa solução é usar pequenos pregos nos espaços entre um azulejo e outro.

Contudo, em outras situações talvez você prefira usar um parafuso e uma bucha para prender com mais firmeza objeto mais pesados. Ou que ficarão definitivamente fixados, como uma saboneteira ou mesmo um armário de parede.

Para evitar que a furadeira escorregue sobre o azulejo, riscando a área em volta, cole uma fita crepe sobre o ponto onde será feito o furo no azulejo.

Fure a parede através da fita crepe.A fita crepe vai impedir que a furadeira escorregue sobre o azulejo.

Algumas pessoas acham mais seguro escolher as áreas do rejunte entre os azulejos ou do porcelanato para evitar possíveis lascas do revestimento ceramico.
Use uma broca para concreto. No início passe uma cola para ajudar a broca a não derrapar, seria ótimo .

Não use o “martelo” da furadeira, se necessário use somente depois de o ladrilho ter sido furado.

A Importância dos Parafusos

Para a fixação de qualquer objeto em paredes, necessitamos usar parafusos específicos ao caso. Por exemplo: para segurar as hastes de uma prateleira, um quadro, etc.

Para este parafuso se manter bem fixo é necessário após o buraco feito na parede, colocar uma bucha. Geralmente feitas de material plástico e em diversas medidas.

É muito importante comprar a bucha certa para cada buraco e parafuso. Ela deve entrar no buraco sem muito esforço, mas sem ficar folgada.

Depois deve ser colocado o parafuso, o qual deverá entrar bem justo na bucha, sendo normal que ela se alargue dentro do buraco, dando firmeza ao conjunto.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: comedy_nose, ground.zero