Como Fazer uma Decoração Rústica

Escrito por

A decoração rústica é um clássico mundial. Não só ela possui características universais como sempre pode reproduzir a cultura local de cada região ou país. Veja a seguir como levar esse estilo para a sua casa.

O rústico é um estilo que incorpora elementos da vida ao ar livre, traduzidos para ambientes fechados. Isso ocorre através de texturas naturais e materiais que evocam a natureza.

A combinação desses ingredientes configura espaços com ares bucólicos e muito aconchegantes, ideais para relaxar com estilo.

Decorar um ambiente rusticamente pode parecer complexo num primeiro momento, mas, atentando a alguns detalhes, você pode obter resultados interessantes, tornando seu lar ainda mais acolhedor.

A integração do estilo rústico com a sua personalidade – e adaptado ao espaço que você tem disponível – cria um ambiente rico e eclético, com um charme bastante pessoal e campestre.

Decoração Rústica: Use e Abuse da Madeira

decoração rústicaO componente mais confiável para obter um ambiente rústico é a madeira.

Móveis que utilizam madeira de demolição são uma boa escolha, principalmente se conservam as linhas naturais e até mesmo algumas imperfeições propositais.

A madeira remete diretamente à natureza e à vida no campo – premissas da estética rústica – e torna o ambiente mais robusto e aconchegante.

Portanto, utilize móveis de madeira de acordo com o seu espaço, variando as tonalidades para conseguir uma combinação mais interessante com as paredes.

Mas não se esqueça de respeitar a proporção entre o tamanho dos móveis e o seu espaço disponível, para não pesar demais e ficar com um lugar atravancado.

Outra ideia para compor uma decoração rústica é usar móveis reutilizados e reformados: eles combinam muito bem com a estética do estilo e ainda trazem todo um ar de sustentabilidade ao seu espaço, deixando sua consciência tranquila enquanto aproveita o aconchego campestre.

Você pode usar a madeira, também, no piso ou na parede, sempre tomando cuidado para não carregar demais o ambiente.

decoração rústica
Por exemplo: se você quiser um piso de mogno, mais escuro, é bom considerar tons mais suaves para as paredes, como branco, dourado ou tonalidades mais claras de verde e até mesmo tonalidades marrons não tão pesadas; elas conservam a simplicidade e a harmonia.

Em compensação, se optar por usar madeira (ou tijolos à vista) nas paredes, é interessante pensar num piso ou tapete que não deixe o ambiente tão escuro.

Um piso de mármore branco ou cerâmica pode ser útil para clarear o seu espaço. Se substituir o material do chão for impossível, use um tapete aconchegante, de tom claro – será uma ótima combinação.

Outras Dicas para Criar uma Decoração Rústica

decoração rústicaA madeira pode ser o elemento principal da decoração rústica, mas certamente não é o único.

Objetos em barro e cerâmica, cadeiras de palha, tapetes de sisal, móveis de ferro – tudo isso contribui para o clima bucólico. Aposte em objetos de artesanato.

Tecidos naturais com trama larga, mais aparente, como linho ou algodão cru, podem ser empregados em cortinas, estofados e almofadas. Couro é outra alternativa acertada.

Dê preferência às cores mais terrosas: verde musgo, oliva, vermelho tijolo, laranja barro, ocre, bege, marrons. Detalhes em amarelo mostarda levantam o ambiente, dando um toque vibrante e atual.

A iluminação deve ser mais quente: prefira lâmpadas amarelas às brancas. Considere reservar um cantinho para algumas velas.

Plantas reforçam a proposta rústica.

Cuidado para Não Exagerar na Decoração Rústica

Na hora de decorar o ambiente, evite exageros, como utilizar móveis demais.

O excesso pode tornar o ambiente congestionado, quebrando com a proposta da simplicidade campestre, tornando-a complexa demais.

decoração rústicaA estética rústica é muito bem representada por decorações naturais.

Portanto, pense em objetos como abajures de madeira, pinhas, cestos e até mesmo quadros com belas paisagens naturais – sempre as que se encaixem bem com o estilo do local e respeitem o espaço disponível.

Esses são elementos básicos que você pode utilizar para compor um ambiente rústico na sua casa.

Apostar na simplicidade, pensando em tornar o seu espaço mais aconchegante e convidativo e trazendo o ar livre para dentro da sua casa, é a chave para um belo ambiente rústico.

Pense simples, sem exageros.