Como Escolher uma Trena ou Aparelhos de Medição

Escrito por

Atualmente, a trena pode ser mais do que a tira dobrável de madeira, a fita de medição e a lingueta retrátil de metal. Com a tecnologia, ela pode ir além, na forma do medidor à laser e a roda de medição. A seguir, entenda quando usar cada uma delas e acerte na hora da compra.

Assim como acontece com o prumo e o nível laser, tudo começa com o entendimento do que será medido. Às vezes, quando o espaço é mais complexo e exige garantias de precisão, o ideal é investir em aparelhos mais sofisticados.

Trena de Madeira ou Metro

A trena de madeira pode ser inteira ou dobrável. O primeiro tipo é encontrado em lojas de tecidos e armarinhos, para medir metragem de tecido a ser comprado ou de fitas, velcro e outros itens.

As dobráveis estão tipicamente em lojas de material de construção ou na mala de ferramenta de profissionais ligados a revestimentos, parte elétrica e hidráulica.

A grande vantagem delas é que são estáveis, bem retas e suas pontas não precisam ser enganchadas a alguma quina para permanecerem alinhadas.

Trena Retrátil Curta e Longa

trenaTrenas retráteis possuem a grande vantagem de ficarem enroladas numa caixinha, o que permite caber até mesmo no bolso. São leves e flexíveis.

Isso é bom, pois são altamente portáteis. No entanto, por conta de sua alta flexibilidade, podem ser mais trabalhosas na hora de firmá-la no espaço que deve ser medido.

Uma vez estendida sobre a área, é importante que não entortem, pois isso poderá comprometer a precisão da medição. Em geral precisam de uma quina onde sua ponta seja presa ou com um ajudante para mantê-la no lugar.
No entanto, o mercado já oferecem modelos que possuem fita extralarga e acabamento em nylon.

Trenas retráteis podem ser curtas, tendo entre 3 a 10 metros de comprimento. Em geral possuem uso doméstico simples, mas também ainda existem na construção civil de pequeno porte.
Trenas longas possuem entre 15 e 100 metros e são úteis na medição de áreas externas de construção e terrenos.

Trena à Laser

Com a trena à laser, é possível medir distâncias por meio de um raio. É imediato, bastando apontar para o ponto aonde o raio deve parar. O resultado sai instantaneamente e com alto nível de precisão.

Trata-se de um aparelho cada vez mais adotado por arquitetos, engenheiros civis, projetistas, construtores e designers de interiores. Sem contar com aqueles que adoram um “faça você mesmo”.

 

Rodas de Medição

roda de mediçãoQuando nenhum outro aparelho medidor alcança uma distância tão grande, entra em cena a roda de medição. Ela vai mostrando os metros percorridos conforme vai girando.

É muito adotada para medição de rodovias, pavimentação e loteamento. Trata-se de uma alternativa mais econômica em relação a instrumentos topográficos.

Como realizam um trabalho mais pesado, escolha rodas de medição de alta qualidade. Ela deve ser durável, ergonômica (de preferência dobrável, para facilitar seu transporte de um terreno ao outro) e com boa estrutura de engrenagem.

Também deverá proporcionar alta estabilidade quando em terrenos irregulares. Isso garantirá a rapidez e a precisão do resultado final.