Como Escolher e Usar Soleiras

Escrito por

Soleiras são acabamentos que também funcionam para demarcar ambientes. Elas podem ser usadas de diferentes formas e são vendidas em materiais diversos. Acompanhe nosso artigo e tire proveito desse detalhe que faz toda a diferença na hora de decorar com pisos.

Como Usar Soleiras

soleirasSoleiras são usadas para arrematar a colocação do piso. É um acabamento. Mas também possui funções sutis que valorizam o espaço.

Uma delas é demarcar ambientes. Especialmente se você usa o mesmo piso em dois ou mais cômodos diferentes. Como, por exemplo, manifestar a divisão entre uma cozinha integrada com a sala.

No entanto a dica vale para imóveis mais espaçosos. Se a sua casa ou apartamento for pequeno, dispense as soleiras. Você vai se beneficiar com a continuidade do seu piso, sem demarcações.

soleirasOutra função das soleiras é realizar a transição entre pisos diferentes. O resultado será mais harmônico do que se assentar dois revestimentos diferentes colados um ao outro.

Soleiras também são ótimas para marcar desníveis, como o início de um corredor que declina. Aqui, escolha cores que se destaquem do piso.

Também funcionam como um tipo de boas vindas na entrada da casa, mostrando que você está para ingressar num local totalmente novo e particular.

Soleiras: Materiais

Você vai encontrar soleiras em diversos materiais.

Para começar, o fabricante do piso que você escolher deverá sugerir, ou mesmo fornecer de primeira, uma soleira do mesmo material e cor. Caso contrário, você poderá encomendá-las no ato da compra.

O resultado é mais sutil e equilibrado. Demarca os cômodos mas sem comprometer a noção de amplitude.

soleirasNo entanto a soleira não precisa necessariamente combinar com o piso. Existem muitos projetos que contemplam piso de cerâmica e soleira em granito, por exemplo.

Aqui os ambientes estarão mais delimitados e os desníveis mais evidentes. O que é bom para a segurança de quem circula por ali.

Soleiras em granito possuem o melhor custo-benefício. São altamente resistentes, bonitas e não são tão caras. Além disso podem ser encontradas em muitos tons diferentes, podendo tanto se camuflar ou se destacar.

As de mármore são semelhantes. No entanto um pouco mais caras e mais fáceis de manchar.

Pedras industrializadas, como o marmoglass e o silestone, também vem em tons bem variados e absolutos. São muito mais difíceis de manchar ou quebrar. São mais caras e difíceis de encontrar.

Soleiras em porcelanato ficam melhores acompanhando pisos do mesmo material. O mesmo ocorre com as de madeira: ficam melhores em chão de madeira.

E caso você queira dar um destaque mais pop e divertido, considere soleiras em pastilhas.