Como Eliminar o Mato Alto

Escrito por

Mesmo ainda desabitado, seu terreno precisar estar sempre em dia. Ou seja, bem cuidado, sem mato alto ou entulho. Isso beneficia um possível início de construção e demonstra respeito aos vizinhos, que podem sofrer com mosquitos, animais peçonhentos e a proliferação de doenças. Veja a seguir como manter o mato alto sob controle.

Vale lembrar que a limpeza de terreno consta do plano diretor das cidades. Além dos fatores já citados, terenos com mato alto podem, ainda, se tornar esconderijo de vândalos.

Cortando o Mato Alto com Enxada e Foice

Eis o método mais antigo de eliminação do mato alto. Era usado na lavoura para controle de pragas, e ainda hoje para cortar e derrubar árvores.

Como exige muita força para manejá-los, empregue-os apenas no caso de terrenos pequenos e com a terra mais macia. Evite-os se existirem pedras no terreno.

No entanto se um terreno maior estiver extremamente impregnado, você deverá apelar para ele de qualquer forma na fase inicial do trabalho.

Aparador de Grama e Roçadeiras

mato alto e baixoSe você tiver a habilidade para manejar a roçadeira, ela poderá enfrentar um mato alto sem todo o esforço necessário à enxada e a foice.

Aqui, o terreno poderá até apesentar pedras, mas deverá ser plano, e o mato não pode ser demasiado denso.

Jamais dispense capacete, óculos e luvas para operar a roçadeia.

Se o mato não estiver tão alto e tão denso, utilize um aparador de grama. Ele não é caro e é bem eficiente. No entanto, por ser elétrico, precisa de tomada sempre próxima. Então é possível que ele não alcance algumas partes da área.

Ainda mais potente é a roçadeira lateral. Ela trabalha como o aparador, mas é muito maior e resistente.

Se sua grama estiver bem alta, densa e apresentar outros tipos de capim para eliminar, ela é a saída perfeita. Até porque funciona à gasolina e assim pode cobrir toda a extensão do terreno.

O cortador de grama de empurrar é um dos mais conhecidos, mas ele ainda não é páreo para um mato alto e grosso. Para áreas grandes ou de difícil limpeza, pode ser considerado um trator ou máquina de terraplanagem.

Herbicidas

Herbicidas são como inseticidas, só que para plantas. Ou seja, esses produtos as matam.

O grande problema é que trata-se de uma alternativa química que poderá contaminar o solo a médio prazo. Poderá dificultar o crescimento de outras espécies posteriormente.

O herbicida é proibido em áreas perto de nascentes ou cursos d´água.

Se for realmente a sua alternativa, saiba que o produto começará a fazer efeito em apenas uma semana.

Contrate Mão-de-Obra Especializada

Lembre-se sempre de que existe mão-de-obra disponível para eliminar o mato alto com eficiência. Procure-a. O custo vai variar de local e pelo tamanho da área a ser limpa.

O ideal é que o pessoal a ser contratado já conte com o equipamento que será usado. Caso contrário, cogite pedir emprestado ou alugar um.

Nunca Use Fogo para Eliminar Mato Alto

A utilização do fogo para eliminar o mato alto é terminantemente proibida. Inclusive pela lei.

O fogo sempre pode ficar fora de controle e acabar destruindo o entorno do seu terreno, além de colocar a vida de terceiros em risco. Uma tarefa aparentemente simples pode se tornar uma tragédia.

Além disso, ele produz muitas cinzas e fuligem, sujando as áreas vizinhas, tornando o ar mais seco e colocando em risco a saúde de pessoas mais sensíveis.