Como Decorar a Sala para o Inverno

Escrito por

O inverno é uma estação muito charmosa e, claro, a decoração da sua casa precisa acompanhar as características desse período.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão ajudar você na hora de decorar a sala para a estação mais fria do ano.

Com muita praticidade, é possível deixar esse ambiente com um visual invernal e aconchegante.

Combinando Cores e Tecidos

salaA sala é o ambiente no qual a família socializa e também onde são recebidas as visitas.

Portanto, é essencial que ele seja convidativo, confortável e aconchegante – assim você garante que todos se sintam bem na sala mesmo com o frio característico do inverno.

Para alcançar esse objetivo, você pode combinar elementos coloridos com outros de tons mais neutros, como os terrosos (por exemplo, o cobre).

Na decoração de inverno, o ideal é utilizar tonalidades claras em mantas, tapetes e cortinas para auxiliar na sensação de aconchego.

almofadasJá em outros elementos decorativos – como mobília, quadros e objetos -, os tons de marrom, vermelho, vinho, cinza, amarelo denso e verde escuro são ideais.

Aposte, também, em mantas feitas de tecidos como tricô e lã; deixe-as dobradas por cima do braço do sofá, no pufe e em almofadas. Se o estofado tiver estampas, opte por mantas lisas e vice e versa.

Falando em almofadas, outra maneira prática e efetiva de decorar a sala no inverno é substituir as capas de almofada tradicionais por aquelas feitas de veludo. Além disso, invista em uma grande quantidade de almofadas, afinal, elas deixam qualquer sofá mais aconchegante.

Elementos de Decoração Invernal

salaAlém de saber escolher as cores e os tecidos certos para uma decoração invernal, também é importante conhecer aqueles elementos clássicos que compõem o visual de uma sala na estação mais fria do ano.

O ideal é investir em painéis e móveis de madeira – o que demanda um investimento maior e espaço físico.

Mas, calma: se você não pode fazer grandes mudanças na estrutura da sua sala, existem outras dicas mais práticas e simples que não deixam de ser efetivas.

Ao invés de um grande painel de madeira, opte por pequenos e pontuais acessórios de madeiras (cadeiras, mesinhas, enfeites). Se preferir, você pode escolher outros materiais que são a cara do inverno – palha, ferro e cobre são ótimas dicas.

Já nas paredes, não podem faltar cortinas feitas de tecidos mais robustos naqueles tons que já citamos.

No chão, claro, o tapete felpudo é item indispensável. Ele é responsável por dar uma sensação de amplitude, preenchimento e conforto, além de evitar que seus pés entrem em contato direto com o piso gelado.

Cuidados com a Iluminação

estante velas salaA iluminação é fundamental para decorar a sala no inverno trazendo conforto, beleza e aconchego.

Velas são itens que aquecem visualmente o ambiente e devem ser usadas em cantinhos estratégicos da decoração.

Quanto à iluminação artificial, o ideal é utilizar lâmpadas e luminárias com luz em tons meio amarelados, pois assim elas ajudam a criar uma sensação de calor no ambiente.

Caso a sua lâmpada seja dicroica (pequena lâmpada que produz luz clara e branca), utilize um filtro no tom âmbar.

Mas aqui vale ressaltar a importância desse equipamento ser específico para isso; nada de adaptações caseiras, pois podem trazer riscos.

Já se as lâmpadas da sua sala forem fluorescentes, use gelatina – um revestimento próprio para iluminação, encontrado em lojas de materiais de construção – também na cor âmbar, para envolvê-la e gerar o mesmo efeito.

A troca de iluminação ajuda a trazer mais conforto, mas requer atenção com um detalhe que pode deixar a sala com o visual típico de uma decoração de inverno: dê preferência para luminárias que fiquem de pé.

A luz próxima e sem pontos focais determinados deixa o clima mais aconchegante.

Seguindo essas dicas você conseguirá implementar uma decoração de inverno na sua sala de forma prática e eficiente.

Porém, ainda há uma última dica: use a sua criatividade e imprima um pouco do seu próprio estilo no ambiente! Aproveite tudo o que você tiver em casa; folhas, galhos secos e pedras, por exemplo, podem virar um lindo arranjo dentro de um pote de ferro.

Os detalhes ajudam a deixar a sala mais acolhedora para você, sua família e amigos.

Autoria: Texto elaborado por César Fernandes, da Tibério Construtora.