Como Decorar Lavabos para Festas

Escrito por

O lavabo da sua casa será usado por todos os seus convidados em ocasiões festivas. Mas como mantê-lo sempre com cara de arrumação e higiene? Confira algumas dicas – e aproveite para incrementar a decoração desse espaço.

Lavabo em Dia de Festa: Muito Usado mas Sempre Arrumado

Opte por um vidro de sabonete líquido ao invés de um sabonete na saboneteira. Isso porque, além de mais elegante, o sabonete, depois de usado duas ou três vezes, começa a ficar com um aspecto pálido e fora da sua forma original.

Isso passa a impressão de que poderá estar mais contaminado do que higiênico. O que frequentemente é verdade: quantas pessoas deixaram a sujeira de suas mãos ali?

A menos que você encontre sabonetinhos em porções bem pequenas, para serem usados apenas uma vez, desista deles. Ou compre um belo sabonete grande artesanal e corte-o você mesmo em tamanhos reduzidos. Encha um pote de vidro ou louça com eles.

Diante disso, o sabonete líquido é o favorito. Ele fica protegido pela embalagem e o convidado só extrai o que precisar. No entanto, fique de olho. Ao invés de deixar o sabonete dentro de sua embalagem comercial, derrame-o numa garrafinha com tampa de apertar (pump).

Essas garrafinhas podem ser de vidro ou de louça. Elas são encontradas em qualquer loja de artigos para a casa.

Mantenha, também, pelo menos oito toalhinhas de mãos disponíveis sobre a bancada do lavado. Fica muito charmoso e, ao mesmo tempo, são mais higiênicas do que apenas uma ou duas toalhas de rosto para todo mundo.
Você também pode deixar um cesto embaixo da pia para o descarte da toalhinha usada.

Tenha sempre mais toalhinhas lavadas para substituir as que já foram descartadas.

Dentro de uma delicada cestinha, deixe disponível pelo menos dois rolos de papel higiênico. Para quando o que está em uso acabar.

Decorando seu Lavabo para as Festas

lavabo florDepois de equacionado o bom e higiênico funcionamento do seu lavabo, é hora de enfeitá-lo.

Muitas festas celebram uma ocasião especial: Natal, Réveillon, Páscoa, batizados, aniversários infantis. Aqui, você poderá tematizar a decoração. Para o Natal, por exemplo, é possível fazer um arranjo usando uma taça de vidro com bolas natalinas dentro.

Para o Ano Novo, aposte em velas perfumadas douradas ou prateadas sobre a bancada do lavabo. O cheiro que o fogo libera ajuda, inclusive, a disfarçar odores. Com velas vermelhas e verdes a ocasião natalina fica bem marcada.
Velas em tons pastel em azul ou rosa podem ser usadas na comemoração de um batizado.

Aposte, também, em plantas. Pode ser um vasinho de terra plantada ou um belo jarro de água com flores. Coordene os tons dos vegetais com os do banheiro, das velas ou das toalhas.

lavabo alegriaSe a espécie de planta não tolerar locais com pouca luz, e seu lavabo for mais escuro, coloque-as ali apenas durante a festa. Ou opte por sempre-vivas.

Uma ótima opção de organizar a bancada do banheiro é usar pequenas bandejas. Pode ser uma de metal utilizada na cozinha para servir café ou chá ou uma própria para decoração da casa.

Elas costumam ser elegantes, muitas vezes espelhadas. O que fica perfeito para refletir a luz das velas, por exemplo.