Como Cuidar da sua Casa de Veraneio

Escrito por

Não importa se está localizada perto da praia ou no campo. A casa de veraneio foi toda pensada para trazer conforto e diversão para quem a frequenta. No entanto, sua manutenção não pode se resumir apenas à temporada em que ela é mais usada: exige cuidados o ano todo. Confira a seguir o que fazer para mantê-la sempre em dia e, quem sabe, até mesmo lucrar com ela.

Manutenção da Casa de Veraneio: Princípios Básicos

O básico da manutenção da sua casa de praia ou de campo é seus aspectos mais estruturais. Esteja sempre de olho nas paredes, que podem apontar infiltrações, mofo e desgastes internos dos vergalhões.

Uma boa forma de fazer isso é observando as pinturas externas e internas da casa e suas possíveis dependências, como saunas e piscinas.

Verifique, também, como está o piso. Se está quebrado, com peças soltas ou outro problema. O piso das áreas externas, como passeios ou decks, também devem ser cuidadosamente supervisionados.

Se houver qualquer um desses problemas, trate-o imediatamente. Não deixe para a próxima vez em que você visitar sua casa de veraneio. Sem muito uso você não perceberá a velocidade da deterioração do se imóvel. Poderá ter tristes surpresas ao retornar lá.

Sua piscina também deverá estar cristalina. Mesmo assim, faça testes periódicos para se certificar de que ela está livre de fungos e bactérias. Caso esteja, providencie um tratamento imediato.

Se você dispuser de alguém que cuide da sua propriedade diariamente, é importante que ele retire as folhas da superfície da água diariamente. Se não tiver ajuda nesse sentido, adquira uma capa de cobertura para piscinas.

A caixa d´água também merece atenção. Como a água do recipiente parada por muito tempo perde seu cloro, ela poderá ser facilmente infectada por agentes orgânicos perigosos, como fungos e bactérias. Promova sua limpeza periódica.

Plantas e Pragas

Toda casa de praia ou, principalmente, de campo, tem pelo menos um gramado, arbusto ou árvore. Eles devem ser cuidados com frequência. A grama e os arbustos aparados e regados; as árvores podadas periodicamente.

plantio da alegria de jardimInsetos tendem a se proliferar, sobretudo em locais quentes e úmidos como litorais. Aqui, pernilongos, incluindo os transmissores de doenças como a dengue ou a zica, se reproduzem rapidamente.

Baratas podem surgir em qualquer lugar, sem contar com os ratos, que podem se aninhar até mesmo em forros de telhado.

É necessário dedetizar sua casa com periodicidade exata e profissionais qualificados, incluindo ralos e caixas de gordura. Para dificultar a entrada de insetos, instale telas mosquiteiras nas janelas e até mesmo portas.

Portanto alguns cuidados são necessários, a fim de livrar sua casa desses bichinhos, que, além de desagradáveis, são transmissores de diversas doenças. Entre as providências a tomar está dedetizar periodicamente as áreas internas do imóvel.

Mofo de Paredes e Armários

Quando um imóvel fica longos períodos sem ser usado o ar fica parado – não circula. Isso facilita o surgimento de mofo. Quando inalado, este pode causar problemas respiratórios.

Se você tiver caseiro, peça para que ele abra um pouco as portas e janelas três vezes por semana, no mínimo. Caso contrário, você mesmo deverá ficar de olho em possíveis infiltrações, goteiras, telhas quebradas ou canos furados, que aumentam as chances do aparecimento do mofo.

Caso suas paredes fiquem marcadas por conta dele, dilua água sanitária e aplique-a sobre as marcas. Elas logo vão desaparecer.

O mesmo processo poderá ocorrer dentro de armários. Por isso, deixe sempre suas portas abertas quando deixar o imóvel. Para prevenir o bolor, passe vinagre branco pelas superfícies internas.

Proteja os Objetos da Casa de Veraneio

Se sua casa for de praia, saiba como proteger eletrodomésticos da maresia.

camaAsim que chegar à sua casa de veraneio, areje roupas de cama e banho antes de usá-las. Se estiverem com cheiro de guardado, que pode indicar a presença excessiva de ácaros, lave-as.

Colchões, sofás e outros móveis estofados devem ser “vestidos” com capas feitas sob medida enquanto a casa estiver vazia. Elas funcionam como uma barreira entre a umidade e a poeira.

De todo modo, sempre passe um aspirador de pó pela casa quando chegar.

Alternativas Lucrativas para Conservar seu Imóvel de Praia ou Campo

Com o tempo algumas famílias passam a frequentar menos seus imóveis de veraneio. Isso pode ocorrer, por exemplo, porque os filhos cresceram. Ou mesmo porque os proprietários envelheceram e precisam estar perto dos filhos nos centros urbanos.

Desta forma a cada de praia ou campo tenderá a ficar cada vez mais fechada.

Para solucionar esta questão e ainda ganhar um dinheiro extra, muitas famílias tem alugado seus imóveis de veraneio por períodos. Estes podem variar de por finais de semana a até mesmo períodos de um ano.

Com o dinheiro é possível pagar taxas de condomínio e qualquer outro reparo que deva ser providenciado. E pode até sobrar um troco.