Umidade nas Paredes: Como Controlar

Escrito por

Antes de qualquer investimento em produtos contra a umidade nas paredes: devemos tentar evitá-la de forma mais estrutural. Assim estaremos atacando em sua origem e não apenas mitigando os sintomas. Saiba mais a seguir.

Como Evitar Umidade nas Paredes

calha para proteger parede

A calha ajuda a proteger suas paredes da água

Coloque calhas no telhado. Isso evitará que a chuva respingue nas paredes. Retire qualquer material úmido que esteja perto ou encostado nas paredes.

Se o solo é muito úmido, fazer o piso da casa acima dele. Se possível, elimine sombras que possam atuar sobre a casa.

Verifique se existe algum cano vazando dentro da parede.

Ventilar ao máximo o ambiente – seja de uma maneira natural (abrindo portas e janelas) ou mecânica (com ventilador ou desumidificador).

Mofo e bolor são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.

Sobre a Ventilação Natural ou Mecânica do Ambiente

Basicamente o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade. É esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos presentes.

Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador. Use-o com frequência, de forma a criar uma boa circulação do ar.

Outra solução útil é comprar um pequeno aquecedor portátil. Use-o, mesmo que sejam só 15 minutos diários. Aquecedores gastam muita energia – sua conta de luz vai subir um pouco. Mas os danos causados pela umidade excessiva poderão sair muito mais caro.

Aumente a Iluminação Local

Um ambiente mais iluminado costuma ser mais seco.

Para alcançar esse resultado, devemos mudar a iluminação. Mesmo a luz artificial gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade.

Acrescente abajures e use lâmpada incandescente – mesmo que de 40 watts, que gasta menos. Isto já aumenta o calor do local..

Produtos Anti-Mofo

kit antimofoPara os cantos escuros e úmidos, como nos armários, use produtos anti-mofo, vendidos nos supermercados. Eles ajudam muito – contanto que você sempre respeite seu tempo de uso. Eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los.

Antes de colocar o produto anti-mofo, faça uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo. O bolor é uma cultura de fungos. Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.

Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico. Isso retarda o contato com a umidade. Limpe todo o bolor dos objetos.

Com esta boa faxina você poderá, enfim, guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.

Tipos de Umidade

Os principais tipos de umidade de paredes são:

Umidade por Intempéries

umidade intempériesQuando o clima, sozinho, faz o estrago. Como, por exemplo, se a água da chuva penetra no telhado ou na fachada da casa. 
O resultado é uma infiltração.

Veja se as telhas estão bem colocadas e encaixadas. Também instale calhas – ou verifique se as que você já possui não estão entupidas.
Em edifícios, contrate uma boa impermeabilização.

Umidade por Condensação

umidade condensaçãoEm contato com superfícies mais frias, como vidros e a parede úmida, o calor interno do ambiente poderá provocar a formação de gotículas de água nos tetos e paredes.

Vaporizadores de ar são um dos fatores de aquecimento do ambiente, facilitando condensações.

Isso acontece com maior frequência no inverno, quando as residências normalmente estão mais quentes que o lado de fora.

Umidade Ascendente por Capilaridade

umidade capilaridadeA parte inferior das paredes da casa – as que estão junto ao solo – podem acabar sofrendo com a umidade da própria terra.

A situação se agrava quando da existência de um lençol freático no terreno. Principalmente com o aumento de seu volume, conforme a sazonalidade.

Resolva o problema com impermeabilizantes e pinturas especiais, ou aplicando revestimentos de madeira tratada ou pedra.

Umidade por Infiltração

umidade infiltraçãoSemelhante à umidade ascendente por capilaridade. Só que, ao invés de penetrar pelo chão da casa, a umidade atinge diretamente as paredes.

É frequente em subsolos (garagens, porões) que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: acidpix, flickrsven, Mr.Thomas