Antes de qualquer investimento em produtos contra a umidade nas paredes: devemos tentar evitá-la de forma mais estrutural. Assim estaremos atacando em sua origem e não apenas mitigando os sintomas. Saiba mais a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Evitar Umidade nas Paredes[/h2]
Coloque calhas no telhado. Isso evitará que a chuva respingue nas paredes. Retire qualquer material úmido que esteja perto ou encostado nas paredes.
Se o solo é muito úmido, fazer o piso da casa acima dele. Se possível, elimine sombras que possam atuar sobre a casa.
Verifique se existe algum cano vazando dentro da parede.
Ventilar ao máximo o ambiente – seja de uma maneira natural (abrindo portas e janelas) ou mecânica (com ventilador ou desumidificador).
Mofo e bolor são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
[h2 type=”2″ width=””]Sobre a Ventilação Natural ou Mecânica do Ambiente[/h2]
Basicamente o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade. É esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos presentes.
Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador. Use-o com frequência, de forma a criar uma boa circulação do ar.
Outra solução útil é comprar um pequeno aquecedor portátil. Use-o, mesmo que sejam só 15 minutos diários. Aquecedores gastam muita energia – sua conta de luz vai subir um pouco. Mas os danos causados pela umidade excessiva poderão sair muito mais caro.
[h2 type=”2″ width=””]Aumente a Iluminação Local[/h2]
Um ambiente mais iluminado costuma ser mais seco.
Para alcançar esse resultado, devemos mudar a iluminação. Mesmo a luz artificial gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade.
Acrescente abajures e use lâmpada incandescente – mesmo que de 40 watts, que gasta menos. Isto já aumenta o calor do local..
[h2 type=”2″ width=””]Produtos Anti-Mofo[/h2]
Para os cantos escuros e úmidos, como nos armários, use produtos anti-mofo, vendidos nos supermercados. Eles ajudam muito – contanto que você sempre respeite seu tempo de uso. Eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los.
Antes de colocar o produto anti-mofo, faça uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo. O bolor é uma cultura de fungos. Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.
Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico. Isso retarda o contato com a umidade. Limpe todo o bolor dos objetos.
Com esta boa faxina você poderá, enfim, guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Umidade[/h2]
Os principais tipos de umidade de paredes são:
[h3 type=”2″]Umidade por Intempéries[/h3]
Quando o clima, sozinho, faz o estrago. Como, por exemplo, se a água da chuva penetra no telhado ou na fachada da casa.
O resultado é uma infiltração.
Veja se as telhas estão bem colocadas e encaixadas. Também instale calhas – ou verifique se as que você já possui não estão entupidas.
Em edifícios, contrate uma boa impermeabilização.
[h3 type=”2″]Umidade por Condensação[/h3]
Em contato com superfícies mais frias, como vidros e a parede úmida, o calor interno do ambiente poderá provocar a formação de gotículas de água nos tetos e paredes.
Vaporizadores de ar são um dos fatores de aquecimento do ambiente, facilitando condensações.
Isso acontece com maior frequência no inverno, quando as residências normalmente estão mais quentes que o lado de fora.
[h3 type=”2″]Umidade Ascendente por Capilaridade[/h3]
A parte inferior das paredes da casa – as que estão junto ao solo – podem acabar sofrendo com a umidade da própria terra.
A situação se agrava quando da existência de um lençol freático no terreno. Principalmente com o aumento de seu volume, conforme a sazonalidade.
Resolva o problema com impermeabilizantes e pinturas especiais, ou aplicando revestimentos de madeira tratada ou pedra.
[h3 type=”2″]Umidade por Infiltração[/h3]
Semelhante à umidade ascendente por capilaridade. Só que, ao invés de penetrar pelo chão da casa, a umidade atinge diretamente as paredes.
É frequente em subsolos (garagens, porões) que se encontram abaixo do nível do lençol freático.[clear]