A massa corrida corrige imperfeições de tetos e paredes, repaginando o ambiente. No entanto, para que essas superfícies ficam bem lisas, é fundamental saber aplicá-la adequadamente.[clear]
Para um bom resultado, além do tipo de massa adequada, você deverá dispor das ferramentas certas e realizar a preparação correta da parede ou teto.
Fizemos um pequenos guia para você mesmo aplicar a massa corrida e obter um resultado profissional. Acompanhe!
[h2 type=”2″ width=””]Ferramentas para Aplicação da Massa Corrida[/h2]
Para fazer uma aplicação de massa com o máximo de praticidade e eficiência, você vai precisar de:
- Uma lixa número 180 e outra 220
- Uma lixa de ferro número 40
- Selador ou preparador de paredes
- Uma espátula
- Uma desempenadeira lisa (que é neutra)
- Escada
- Jornal para forrar o chão
- Máscara de proteção para poeira e odores fortes
- Um boné para proteger o cabelo
- Luvas[space]
Para nivelar bem paredes e tetos, invista na já citada desempenadeira lisa, numa superlisa ou com espuma.
Caso queira imprimir algum efeito na superfície desejada, procure uma desempenadeira cujo modelo é capaz de imprimir efeitos como o grafiato ou glaze e gel.
[h2 type=”2″ width=””]Preparo da Parede para a Massa Corrida[/h2]
A preparação da superfície é o segredo para deixar a massa corrida bem lisa.
Antes de mais nada, forre o piso do ambiente com jornal. Coloque os móveis no centro do cômodo e cubra-os com um lençol.
Lixe bem a superfície, removendo imperfeições.
Aplique o selador: ele vai promover uma maior aderência da massa à parede ou teto. Paredes muito velhas, que soltam pedaços, devem receber um fundo preparador de paredes ao invés do selador.
Aplique o selador ou o preparador dos cantos para o centro da áreas.
Aguarde de 1 a 4 horas até secar. Só então a superfície estará pronta para receber a massa corrida.
[h2 type=”2″ width=””]Aplicando a Massa Corrida em Superfícies[/h2]
Com a ajuda de uma espátula, pegue um pouco de massa corrida e espalhe sobre a superfície com a desempenadeira.
Certifique-se constantemente que as quantidades distribuídas sobre paredes e tetos sejam as mesmas: isso ajudará no nivelamento. O ideal é que seja feito de 2 em 2 metros quadrados.
Aplique a massa corrida de baixo para cima: isso evitará que excessos caiam no chão. As camadas devem ser finas e uniformes.
Ao final da primeira demão, que corrige imperfeições maiores,espere de 12 a 24 horas para aplicar a segunda. Vale lembrar que esta é que garantirá o resultado impecável da superfície.
Ao aplicar no teto ou em partes altas da parede, suba numa escada: quanto mais próximo você estiver da área a ser coberta, melhor a verificação de que a operação está sendo realizada de modo adequado.
Aliás, utilize sempre uma boa iluminação: ela evidenciará possíveis defeitos.
Evite o desperdício do produto: aplique-o de baixo para cima, pois, caso você faça movimentos contrários, a massa corrida pode cair no chão.
Quando a segunda demão estiver seca, lixe bem com uma lixa 220 e retire o pó com um pano levemente úmido. Agora a parede está pronta para receber a tinta.
[h2 type=”2″ width=””]Passando Massa Corrida no Teto[/h2]
Embora as regras de aplicação da massa corrida sejam as mesmas para tetos e paredes, ainda é um pouco mais trabalhoso aplicá-la no teto.
É importante que você evite exageros na quantidade colocada: as demãos devem ser bem finas. Portanto, capriche na etapa preparatória com a lixa.
É perfeitamente possível realizar essa atiividade apenas com o uso de uma escada se o pé direito do cômodo obedecer ao padrão de 3 metros. Mais que isso, no entanto, cogite o uso de um andaime.