Como combinar cores num só espaço na hora de pintar as paredes? Há anos lojas especializadas possuem aplicativos que permitem visualizar como um cômodo vai ficar. No entanto, é preciso saber quais cores escolher em primeiro lugar. Veja nossas orientações a seguir.

Escolhendo as Cores das Paredes: Primeiras Considerações

combinar cores
Ambientes amplos permitem cores vibrantes

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que as cores que você escolhe para o interior da sua casa não precisam seguir a mesma paleta da fachada. Dentro dos cômodos a história é diferente.

O primeiro fator a levar em conta é a cor dos móveis, tapetes, cortinas e objetos do ambiente que você pretende pintar. É importante que a sua escolha se harmonize com esses itens.

Observe, também, as dimensões do espaço: lembre-se de que cômodos menores pedem cores mais claras, que dão impressão de amplidão.  Cores muito vibrantes também podem funcionar mal nesses casos. Prefira os mais neutros.

Ambientes pequenos também pedem que o teto permaneça branco, para adicionar mais amplitude ainda.

Já os espaços maiores podem ousar nos tons escuros e colorir o teto sem problemas.

Você pode pintar apenas uma ou duas paredes de cores diferentes, desde que da mesma família cromática.

Um truque mais eficaz é dividir sua casa nos setores social (salas, varanda) íntimo (quartos, banheiros, escritórios) e de serviços (cozinha, área). Para o social reserve tons cítricos ou mais fortes e para o íntimo, os pasteis.

Ambientes de serviço são mais livres: na hora de combinar cores vale tudo, desde que com harmonia.

Combinar Cores nas Paredes: Sugestões que Funcionam

As cores neutras – preto, branco, bege e cinza – são os grandes coringas das cores. Com exceção do preto, que deve ser avaliado com mais cuidado, tons neutros podem ser tanto os principais quanto coadjuvantes de outras cores num ambiente.

Por exemplo: é possível utilizar vermelho numa parede e bege em outra.

Dito isso, conheça outras combinações de muita personalidade com cores não neutras.

Combinações com Violeta

combinar cores

Diferentes tonalidades de violeta sempre caem bem juntas. Considerada uma cor fria, ela é marcante sem ser agressiva.

Pode combinar com alguns tons de azul. Detalhes em vermelho ou amarelo são mais ousadas, mas podem funcionar bem.

O violeta é menos monótono que o azul na tarefa de tranquilizar os moradores. Pode ficar muito glamouroso dentro de um quarto.

Amarelo/ Laranja e Azul

Duas cores primárias com efeitos distintos (o amarelo é brilhante e quente, enquanto o azul é mais calmo e frio) que se combinam maravilhosamente.

A escolha, no entanto, é mais inusitada em se tratando de decoração: é solar, alegre e jovial. É importante avaliar se essa é a atmosfera permanente que você quer nesse cômodo.

Já o laranja e azul tende a ser mais maduro e ousado sem perder a sofisticação.

Outras Combinações com Amarelo

combinar coresSe você optar pela predominância do cinza no ambiente, o amarelo pode ser excelente escolha para quebrar a austeridade.

Também vai bem com o já citado violeta; se a ideia é tornar o ambiente bem vigoroso, arrisque uma combinação com laranja.

Cuidado com o verde: apesar de serem harmônicos, certamente ficará patriótico demais.

Azul

O azul é tranquilizante e frequentemente discreto. Como citamos anteriormente, ele pode se combinar com cores mais quentes para equilibrar uma possível monotonia.

O azul-marinho, mais forte mas ainda assim elegante, permite combinações que vão do bege, violeta, chegando ao verde limão.

Combinar Cores com Vermelho

Cor preferida de muita gente, o vermelho pode ser glamouroso – mas deve ser aplicado com moderação. Uma parede vermelha e as demais em tons de bege e branco pode ficar ótimo.

É um tom poderoso e ambicioso. Por isso, não dispense o uso de programas para visualização prévia da cor.

Combinar Cores com Laranja nas Paredes

parede-azul-laranja-janela

Embora concentre menos agressividade que o vermelho, o laranja é altamente estimulante e produz muito contraste com outras cores.

É uma cor alegre, eufórica e positiva, excelente para espaços sociais. Embora ousada, ela vai bem com verdes, azuis, violeta e outros tons marcantes.

Verde

O verde pode ser uma das melhores escolhas para as paredes. Ela sugere natureza e harmonia entre o ambiente interno e externo. Traz conforto e paz interior.

Ele se combina com êxito ao laranja, ao vinho, ao azul e a qualquer cor neutra.

Tons Pastéis na Pintura da Casa

combinar cores

Qualquer cor possui seu tom pastel. A vantagem disso é que você pode escolher muitas cores para uma só parede – desde que pertençam à mesma paleta de pastéis.

Também se combinam bem com sua própria versão vibrante. Um verde pastel e um verde limão, por exemplo.