Como Combinar Cores na Pintura das Paredes

Escrito por

Para muitas pessoas paredes brancas são um convite à cor. Dentro de casa, então, é possível utilizar diferentes cores para cada cômodo – e em cada cômodo, mais de uma cor.

Mas como combinar essas cores num só espaço? É preciso ter cuidado, pois os tons errados em superfícies tão grandes quanto paredes pode acabar afetando negativamente o visual do ambiente.

Há anos lojas de tintas de parede possuem aplicativos que permitem visualizar como um quarto, por exemplo, ficará com as cores escolhidas, e isso é ótimo. No entanto, é preciso saber quais cores escolher em primeiro lugar.

Veja nossas orientações a seguir.

Escolhendo as Cores das Paredes: Primeiras Considerações

sala-colorida

Ambientes amplos permitem cores vibrantes

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que as cores que você escolhe para o interior da sua casa não precisam seguir a mesma paleta da fachada. Dentro dos cômodos a história é diferente.

O primeiro fator a levar em conta é a cor dos móveis, tapetes, cortinas e objetos do ambiente que você pretende pintar. É importante que a sua escolha se harmonize com esses itens.

Observe, também, as dimensões do espaço: lembre-se de que cômodos menores pedem cores mais claras, que dão impressão de amplidão.  Cores muito vibrantes também podem funcionar mal nesses casos. Prefira os mais neutros.

Ambientes pequenos também pedem que o teto permaneça branco, para adicionar mais amplitude ainda.

Já os espaços maiores podem ousar nos tons escuros e colorir o teto sem problemas.

Você pode pintar apenas uma ou duas paredes de cores diferentes, desde que da mesma família cromática.

Um truque mais eficaz é dividir sua casa nos setores social (salas, varanda) íntimo (quartos, banheiros, escritórios) e de serviços (cozinha, área). Para o social reserve tons cítricos ou mais fortes e para o íntimo, os pasteis.

Ambientes de serviço são mais livres: vale tudo, desde que com harmonia.

Combinações de Cores para Paredes

As cores neutras – preto, branco, bege e cinza – são os grandes coringas das cores. Com exceção do preto, que deve ser avaliado com mais cuidado, tons neutros podem ser tanto os principais quanto coadjuvantes de outras cores num ambiente.

Por exemplo: é possível utilizar vermelho numa parede e bege em outra.

Dito isso, conheça outras combinações de muita personalidade com cores não neutras.

Combinações com Violeta

quarto violeta

Diferentes tonalidades de violeta sempre caem bem juntas. Considerada uma cor fria, ela é marcante sem ser agressiva.

Pode combinar com alguns tons de azul. Detalhes em vermelho ou amarelo são mais ousadas, mas podem funcionar bem.

O violeta é menos monótono que o azul na tarefa de tranquilizar os moradores. Pode ficar muito glamouroso dentro de um quarto.

Amarelo/ Laranja e Azul

Duas cores primárias com efeitos distintos (o amarelo é brilhante e quente, enquanto o azul é mais calmo e frio) que se combinam maravilhosamente.

A escolha, no entanto, é mais inusitada em se tratando de decoração: é solar, alegre e jovial. É importante avaliar se essa é a atmosfera permanente que você quer nesse cômodo.

Já o laranja e azul tende a ser mais maduro e ousado sem perder a sofisticação.