Como Usar Coberturas de Policarbonato

Escrito por

O policarbonato é um material cada vez mais usado na hora de optar por uma cobertura. Isso porque ele deixou de ser apenas uma escolha eficiente e barata para se tornar mais sofisticado, chegando muitas vezes a simular até mesmo o vidro. Confira a seguir suas vantagens e como usá-lo no seu projeto arquitetônico.

Vantagens do Policarbonato

O policarbonato é uma espécie de polímero que combina resistência, leveza e transparência. Pode ser 250 mais vezes resistentes que o vidro, 30 vezes mais que o acrílico e, ao mesmo tempo, oferecer 90% de transparência.

Ele é uma opção mais barata em relação ao vidro comum e é mais fácil de manipular.

Também garante a entrada da luz natural em ambientes internos. E em áreas externas oferece proteção, sem deixar o local “ao relento”, protegendo da chuva.

Tipos de Cobertura de Policarbonato

O policarbonato é muito versátil. O mercado o oferece em versões coloridas, retráteis, fixas, entre outras.

policarbonatoO tipo compacto é o mais parecido com o vidro. Possui transparência quase idêntica, com a vantagem de ser muito mais resistente.

Sua versão leitosa é translúcida e branca, oferecendo mais discrição.

Já o modelo alveolar é mais conhecido: é o tradicional canelado. No entanto são vazios dentro da placa, sendo o mais indicado quando você deseja isolamento térmico ou sonoro.

Também é ideal para o caso do ambiente oferecer possíveis riscos, tais como chuvas de granizo ou galhos de árvores muito próximos.

Placas de policarbonato também podem ser vendidas em diversas cores. Isso conta muitos pontos se o projeto arquitetônico é baseado num estilo mais arrojado e irreverente.

Seu policarbonato pode contar com acabamentos muito úteis. Proteção infravermelha e refletivos, que repelem os excessos de luz e calor do sol, são dois deles.

Como e Onde Usar

policarbonatoEssas coberturas podem ser usadas em virtualmente qualquer lugar que você imaginar. Ambientes residenciais, comerciais, escritórios, áreas internas, externas… shoppings, escolas, parques, hotéis…

Se você mora numa casa ou sítio, use essas coberturas em piscinas. Prefira a versão retrátil, que pode ser recolhida quando você preferir. O mesmo se aplica à churrasqueira, ao jardim de inverno ou a um terraço.

Se a sua garagem é externa mas não conta com telhado, vá de cobertura de policarbonato. É muito mais simples e barata que um telhado tradicional e protegerá o seu automóvel da chuva, folhagem caída ou dejetos de aves.

Além disso protege a pintura do carro contra o desbotamento causado pela luz do sol.

Caminhos que levam à entrada de um imóvel, para pedestres, podem ser protegidos pela cobertura de policarbonato. O mesmo se aplica a passarelas e pergolados.