Tendência recente da decoração de interiores e da arquitetura, o cimento queimado tem sido aplicado nas mais diferentes construções, como residências e prédios.

O material consegue trazer um ar mais atualizado, minimalista e leve para o ambiente.

Em tempos em que menos é mais, os tons de cinza e a textura do cimento fazem com que qualquer espaço ganhe mais estilo e fique muito mais moderno.

Tudo isso se combina, também, com as tendências mais recentes de design de interiores e a escolha da palheta de cores.

Características do Cimento Queimado

Sua aplicação, diferente do que muitos pensam, é bastante simples e não exige tanta mão de obra.

cimento queimadoEntretanto, alguns cuidados devem ser tomados na manutenção e é preciso ser sempre acompanhada por profissionais capacitados, que garantem os melhores resultados e o efeito correspondente ao que foi imaginado, principalmente pela técnica de aplicação e especificidade desse tipo de material.

O efeito vai desde o mais rústico até o industrial e urbano. A paleta de cores pode aparecer em tons neutros, como cinza, branco e marrons claros, e no contraste com cores mais fortes em detalhes e na iluminação.

Atualmente ele é composto por uma argamassa especial, cuja mistura é feita de cimento, água e areia, já feita por empresas que utilizam materiais com boa resistência e aplicação cada vez mais fácil.

O cimento, diferente do concreto, tem acabamento mais delicado e aparência menos rústica e mais lisa.

Os ambientes mais contemporâneos já incluem esse material.

A principal vantagem do cimento é a praticidade de uso, pois ele pode ser combinado com diferentes estilos. Isso também resulta em um visual com mais frescor e despojado até mesmo nas residências mais clássicas.

Outro destaque do material é estar alinhado com a sustentabilidade, não impactando muito o meio ambiente tanto na formulação quanto no uso, com boa durabilidade e aderência nas superfícies, proteção e um preço que garante um ótimo custo-benefício na reforma ou na construção.

Cimento Queimado: Dicas para um Bom Efeito

Focar em um Tom

Uma dica importante na hora de coordenar a decoração usando o cimento queimado é focar em apenas um tom de cor.

Por formar uma base cinza e neutra, ele pode ser combinado com diferentes tons, mas deve haver cuidado para realizar esta mistura.

Para evitar exageros, opte sempre pelo cimento no fundo e elementos de cor aplicados sobre ele, como verdes, arroxeados ou azuis.

Para quem deseja ousar, as cores escuras criam ambientes mais aconchegantes.

Cimento Queimado nas Paredes

cimento queimadoAo ser aplicado nas paredes, o cimento queimado consegue trazer uma amplitude maior para os espaços.

Justamente por se relacionar bem com ambiente industriais, mais rústicos e urbanos, ele transmite uma sensação de lugar aberto ou até mesmo externo, transportada para o design de interiores.

A aplicação na parede pode receber uma pigmentação na mistura ou mesmo uma pintura final. Isso retira um pouco o toque rústico e acrescenta mais descontração e uma estética mais informal ao ambiente.

As texturas do cimento se mantêm, mas as cores conseguem dar uma nova faceta ao espaço.