Chuveiro Externo: sua Ducha ao Ar Livre

Escrito por

O clima esquenta e os dias praticamente nos chamam para estar ao ar livre. Para lidar com o calor, você pode criar um pequeno espaço com chuveiro, na sua área externa, para tomar duchas refrescantes. Confira alguns modelos a seguir.

Ocasiões que Pedem um Chuveiro Externo

chuveiro praiaQuando pensamos em chuveiro externo, logo lembramos da área da piscina. Isso não apenas porque é sempre recomendável tomar uma ducha antes e depois de mergulhar como também porque simplesmente muitos preferem o chuveiro.

No entanto ele pode ser desejável em muitos outros casos. Casas de praia, por exemplo, sempre disponibilizam um. É a solução ideal para retirar o sal e a areia depois de um dia perto do mar.

Casas sem piscina, aliás, podem se tornar mais agradáveis com a colocação de um chuveirão no jardim, jardim de inverno, perto da churrasqueira ou na laje. Para lugares com sauna, então, duchas passam a ser indispensáveis.

Mesmo apartamentos podem se beneficiar. Bastará que disponham de uma varanda aberta bem larga ou de um terraço atraente.

Estrutura Necessária para a Instalação da Ducha Externa

chuveiro placasOs itens necessários para montar a sua ducha externa são um ponto de fornecimento de água e um sistema de drenagem no chão, para não formar poças.

Isso é especialmente importante se as pessoas utilizarem o chuveirão para tomar banho com xampu e sabonete. Você não vai querer ver restos de espuma boiando ali.

Por conta da privacidade, você poderá querer instalar paredes de metal, madeira ou mesmo cortinas ao redor do chuveiro.

Também é recomendável que o local receba luz suficiente. Isso evitará a formação de mofo e a proliferação de fungos na estrutura do chuveiro.

Onde Instalar o Chuveirão

chuveiro banheiraO seu chuveiro externo pode sair diretamente da parede da casa, aproveitando o encanamento que já existe ali. Neste caso, você deverá contar com modelos específicos horizontais.

A tinta da fachada deve ser especialmente resistente à água. Ou você poderá protegê-la montando uma parede que cubra a área que poderá ser molhada quando o chuveiro estiver funcionando.

Ela poderá ser de azulejo hidráulico, pastilhas, porcelanato, pedras, madeira ou vários outros materiais.

Uma boa ideia é que você monte um ripado com um jardim vertical plantado, deixando apenas um espaço para a torneira.

Outro modelo de chuveirão é o que sai diretamente do chão, crescendo para mais de dois metros e então se inclinando para a diagonal ou para baixo.

Ele não dependerá de nenhuma superfície vertical. Logo, poderá ser instalado nos mais diversos pontos do seu terreno.

chuveiros externosO chão poderá ser uma eventual grama. Mas o ideal é que você conte com um piso drenante e antitérmico. Decks sintéticos podem ser uma ótima saída.

A instalação de uma charmosa banheira também pode tornar esse espaço muito especial.

Para incrementar, instale um toalheiro para pendurar sua toalha enquanto estiver se banhando. Lembre-se de que ele deverá ficar a uma distância seca do chuveiro.