Churrasqueiras Portáteis: Como Funcionam

Escrito por

Você não precisa ter uma churrasqueira em alvenaria para desfrutar de todas as suas alegrias: churrasqueiras portáteis oferecem ótima performance e garantem a alegria da família e dos amigos. Conheça os modelos disponíveis.

Em espaços pequenos não é conveniente construir uma churrasqueira de tijolos ou cimento. Então podemos utilizar as churrasqueiras portáteis de metal, elétricas, a carvão ou a gás.

Elas são mais fáceis de limpar e principalmente de guardar.

Modelos de Churrasqueira Portátil

Churrasqueira Portátil Básica

Churrasqueira portatil simples

 

Barata, composta de uma vasilha de metal apoiada sobre uma armação.

Não tem sistema de ventilação nem tampa mas é fácil de acender e simples de controlar.

Churrasqueira Portátil à Gás

churrasqueira-gas

 

Existem churrasqueiras deste tipo “movidas” a gás, com tijolos refratários que se aquecem no calor da chama produzida pelo gás.

Este tipo de churrasqueira pode manter o calor constante. Se possuir interruptor duplo, permite que se tenha carvão quente de um lado e morno de outro.

Churrasqueira Portátil Elétrica

churrasqueira-eletricaExiste também o modelo elétrico, que também dispõe de tijolos refratários para espalhar o calor de forma uniforme.

O problema é que estas levam cerca de 10 minutos para aquecer e, por geralmente não possuírem tampa, não podem ser levadas para a chuva.

Churrasqueira Portátil com Tampa

Utilizada para fazer o churrasco ao bafo, geralmente são feitas com um tambor serrado ao meio no sentido do seu comprimento e colocadas horizontalmente sobre uma base.

No meio do tambor se coloca uma grelha e abaixo dela uma gavetinha central com um telhado (para não deixar a grelha pingar gordura e outros líquidos).

A parte de cima é a tampa com uma ou duas chaminés com borboletas para controlar o fluxo de fumaça e calor.

Suas principais vantagens são a economia de carvão e a praticidade (já que não há necessidade de virar a carne o tempo todo).

Ela evita o contato da fumaça branca, já que a gordura não cai sobre a brasa e deixa a carne com sabor diferenciado, semi-defumado.