FORNO “MINEIRO” com Churrasqueira como fazer?

Escrito por

O Forno Mineiro:

O forno mineiro é na verdade um fogão à lenha com um forno de ferro fundido acoplado.

Quando o fogão à lenha é aceso a temperatura passa por um orifício e esquenta o forno, por ele ser de ferro fundido aquece rapidamente e mantém a temperatura por mais tempo.

Ele se diferencia do forno caipira ou forno iglu por ter o formato retangular não aquecendo tanto quanto os de formato redondo.

O forno mineiro médio tem 1.80 x 0.78

Medidas do forno mineiro:

– Chaminé: largura 42 x 42cm – altura no minimo 1.50m

– Coifa: + – 0,50m

– Altura do Forno de Ferro Fundido: + – 0,45m

– Altura das Bocas do fogão: 0.90m

– Altura da Lage: + – 0.65

Como escolher o local onde montar o forno mineiro?

Deve-se levar em consideração em primeiro lugar a direção do vento, se colocar a boca do forno ou a frente do fogão à lenha a favor do vento, o fogo do fogão à lenha irá ficar inconstante e não irá pegar na panela o suficiente, causando um tempo maior para o cozimento do alimento.

No caso do forno de ferro fundido, cada vez que a porta do forno for aberta a fumaça retornará para o ambiente e haverá uma troca de temperatura causando a perda da mesma.

É preciso tomar cuidado com o contra piso no local. Um forno mineiro pesa quase 800 kg e terá que ser feito uma base de 6cm para receber tal peso.

Criar um ambiente exclusivo para a construção é uma boa idéia, para quem tem espaço para isso. Assim permitirá também apoios como bancada, pia e barzinho tornando o ambiente mais aconchegante.

Detalhes a se observar no projeto do forno mineiro:

O forno deverá sempre está mais alto em relação ao “trep” (bocas do fogão), pois toda temperatura alta sobe e o seu nível deverá também estar mais alto que o orifício que levará a temperatura até ele.

Existe um “damper” que serve para regular a temperatura e fumaça. Este nada mais é do que uma pazinha de chapa galvanizada colocada na chaminé do forno que é responsável pela liberação de mais ou menos fumaça para a atmosfera.