Chaves de Fenda, Chave Phillips e Parafusadeira

Escrito por

Chaves de fenda, chave Phillips e parafusadeira: eis algumas das ferramentas básicas para se ter. Acompanhe nosso artigo e entenda melhor a diferença entre elas. E para o que cada uma serve.

Tipos de Chaves de Fenda

chaves de fendaExistem vários tipos de chaves de fenda. Elas são criadas junto com seus respectivos parafusos: um deve encaixar perfeitamente no outro.

A mais comum é a chave de fenda paralela, ou simples. A única variação é o tamanho e a espessura da chave de acordo com a fenda da cabeça do parafuso.

Existem também as chaves de fenda de torx externo – ou chave estrela. Ela se encaixa no parafuso por fora e então poderá girar. A chave torx interno é como a paralela, com encaixe numa fenda interna na cabeça do parafuso.

Enquanto as chaves torx possuem o formato de uma estrela, há as de formatos quadrado e sextavado. Todas tanto externas quanto internas.

A chave de fenda de perfil estriado é externa e as pozidrive PZ e multidentadas são internas.

Chave Phillips

chaves de fendaA chave Phillips é a síntese das diferentes chaves de fenda. Apenas as pontas mudam, sendo que algumas delas imitam as chaves de fenda que já citamos acima.

Ela é um verdadeiro curinga, pois é um conjunto de formatos que servem para praticamente qualquer serviço. O ideal é ter pelo menos três em casa: uma pequena, uma média e uma grande.

Se você precisa parafusar, por exemplo, opte pelo tamanho ideal para o parafuso e encaixe a cabeça da chave no mesmo. Gire em sentido horário e faça pressão. Para baixo em sentido vertical e para dentro em sentido horizontal.

A chave Phillips atende a serviços em eletrodomésticos, computadores, aparelhos eletrônicos em geral. E também em alguns brinquedos.

Como Escolher uma Parafusadeira

parafusadeiraA forma automática de parafusar é usando uma parafusadeira. Ela pode ser usada em madeira, metais, plásticos e mesmo alvenaria. Ela pode ser com fio (mais barata) ou com bateria.

A com fio exige que exista tomada próxima. A sem fio é mais portátil, mais indicada para uso em áreas externas ou de acesso mais difícil.

Na hora de escolher, observe a finalidade do uso. Será apenas para hobbies ou uso eventual doméstico? Ou é profissional? Isso definirá a potência de furadeira que você precisa.

Investigue, ainda, se a parafusadeira possui funções extras. Algumas possuem giro reverso, facilitando o desparafusamento, ou variação de torque. Outras também servem como furadeira.