Chaminé é um item obrigatório quando se pensa em fazer uma churrasqueira com forno. Veja a seguir algumas dicas fundamentais na hora de montar a sua.[clear]
Chaminés: existem normas a seguir para que ela tenha um bom funcionamento. Isso inclui evitar que a fumaça retorne e invada o ambiente da churrasqueira.
Tenha sempre em mente que, mal construída, se não conseguir retirar toda a fumaça do ambiente (mal dimensionada), pode se tornar extremamente perigoso para a saúde das pessoas.
Portanto se não tem a certeza absoluta do que está para fazer, é fortemente recomendável consultar um técnico da área. Além do mais uma vez a churrasqueira feita de forma errada, é difícil e caro de consertar. Muitas vezes é preciso destruí-la para refazê-la.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Chaminé para Churrasqueira e Forno: Dicas Importantes[/h2]
Se a inclinação do telhado é grande, como o caso de chalés, o topo da chaminé deverá se elevar até atingir uma abertura de 80cm considerando a distância entre telhado e chapéu.
A porta da chaminé deve ficar no mínimo 80cm acima do telhado, considerando o lado de cima.
A altura máxima de uma chaminé é de três metros. Se precisar de prolongamento, utilize tubos de inox.
[h2 type=”2″ width=””]Chaminé para Churrasqueira e Forno Pré-Moldados[/h2]
Os pré-moldados foram projetados para suportarem certos limites de dutos em suas chaminés. Caso exceda determinado limite, aconselha-se a utilização de tubos em inox ou galvanizados.
- Churrasqueira: até 3 metros de dutos.
- Fogão: até 4 metros de dutos.
- Forno Napoly: até 4 metros de dutos.
- Iglu: não utilizar dutos, somente tubos.
- Lareira: não utilizar dutos, somente tubos.