Casas Antigas: O Que Conferir Antes de Comprar

Escrito por

Então você está de olho em casas antigas. Afinal, ela são muito charmosas e frequentemente espaçosas – e o preço está valendo a pena. No entanto, antes de fechar negócio definitivo, é importante que você preste atenção em alguns detalhes que poderão evitar muita dor de cabeça. Veja o que conferir antes de arrematar um imóvel mais velho.

Casa Antiga: Observe Atentamente os Aspectos Estruturais

O melhor negócio é que a casa em vista já possua uma planta que lhe agrade. Isso evitará grandes obras. O ideal é que, com apenas uma reforma mais decorativa, o lugar se transforme no seu lar dos sonhos.

casa antiga reformaIdentifique, de saída, qual o material utilizado para levantar o imóvel. Antigamente os tijolos eram unidos com barro, e não com a argamassa moderna. Se for o caso, é possível que os alicerces não sejam suficientemente fortes para tolerar obras ou reformas.
O ideal é que as colunas sejam de concreto.

Verifique se o projeto elétrico e o hidráulico estão em dia. Se forem tão antigos quanto o imóvel, é essencial que sejam refeitos por profissionais experientes. Isso evitará acidentes sérios e outros transtornos como goteiras e alagamentos.

Detalhes como portas e janelas também são importantes. Elas fecham adequadamente? Maçanetas e fechaduras funcionam eficientemente? Estão livres de cupins e outras pragas?
Aliás, os demais itens de madeira, tais como armários, também estão em bom estado?

Olhe forros e rebocos. Eles devem estar limpos e firmes. Louças do banheiro e da cozinha também merecem uma boa inspeção.

Atenção à Documentação da Casa Antiga

documentaçaoNão menos importante é a documentação da casa antiga. É comum que esses imóveis estejam em situação de inventário ou de construção não regulamentada.

Portanto existe uma série de verificações que precisam ser feitas para você chamar esse novo lar de seu. Descubra o número da matrícula dela e peça sua certidão num cartório de imóveis. Por meio dela será possível conhecer o histórico da casa e sua situação atual.

Cheque, ainda, se há IPTU não pago e outras taxas relevantes. É importante que não existam pendências fiscais ou financeiras tanto da casa quanto dos vendedores.