O steel frame, ou light steel frame, é um sistema de construção de casas e edifícios que se utiliza de peças feitas de aço galvanizado ao invés de concreto armado. Ele tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de construção civil pois é mais rápido de montar, mais econômico e sustentável, entre outras vantagens. É uma opção a se observar caso você esteja pensando em construir um imóvel próprio.
Saiba mais sobre o steel frame
O sistema steel frame é utilizado nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão e outros países há muito tempo. Afinal é leve – a melhor opção para enfrentar terremotos, por exemplo. Na China existe uma enorme indústria de casas pré-fabricadas feitas de steel frame.
Apesar de ainda encontrar alguma resistência no Brasil, está ganhando cada vez mais espaço nos projetos nacionais.
O conceito é bem simples: a estrutura é inteiramente feita em aço galvanizado. Por cima dele, como acabamento, o cliente pode escolher entre painéis cimentícios, de alumínio composto, madeira ou mesmo drywall.
Depois que a fundação for realizada, as peças (ou perfis) de steel frame são colocados e montados de acordo com o design previsto no projeto aprovado. Em seguida a estrutura é fechada com os painéis ou placas escolhidas.
O telhado vem por último. Pode ser uma laje de aço galvanizado com revestimento de madeira, laje pré moldada de concreto ou as tradicionais telhas de cerâmica.
O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação. Em casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios de até quatro andares. Ele também pode ser usado para adicionar andares a edificações que já existem há algum tempo.
Vantagens de construir com steel frame
- Obras mais rápidas e limpas, com canteiro de obras mais organizado;
- Maior aproveitamento do material;
- A maior parte dos restos de material é reciclável;
- Menor número de etapas entre início e o fim da obra;
- Até 80% de economia em material de construção – sem contar com economia de energia e zero uso de água;
- Até 20% de economia em mão-de-obra;
- Como se enquadra no quesito construção industrializada a carga tributária é reduzida;
- Fácil instalação de estruturas de água, esgoto, gás e eletricidade;
- O resultado final é muito fiel ao projeto original;
- Muito mais simples na hora de acompanhar a fidelidade ao orçamento;
- Melhor opção para ampliação vertical de imóveis com limitação de peso;
- A construção em steel frame emite 5 vezes menos CO² em relação ao sistema convencional;
Faça questão de contratar empresas confiáveis: elas deverão emitir certificados de qualidade e laudos técnicos de todos os materiais empregados na construção. Também devem atender a norma de desempenho NBR 15575.
Vantagens para quem mora numa casa ou edifício construída em steel frame
Não é só no planejamento e na construção de um imóvel que o steel frame oferece vantagens. Quem habita uma casa ou edifício deste material também usufrui de vários benefícios.
- O steel frame é resistente ao fogo e à corrosões. O material envolvido possui durabilidade entre 100 e 300 anos;
- Também resiste à ação de insetos;
- Não permite o alastramento de fungos ou bolor;
- Excelente para quem sofre de rinite e outras alergias respiratórias;
- Facilidade de limpeza e manutenção de instalações internas: basta desmontar a estrutura na área onde reparos são necessários, sem quebra-quebra;
- Permite qualquer estilo arquitetônico;
- Resultado fiel ao desenhado pelo arquiteto, incluindo os menores acabamentos;
- Maior conforto termo-acústico;
- Ganho de área útil, uma vez que as paredes internas nas edificações em steel frame são menores quando comparadas a tijolos e blocos.
Obstáculos encontrados
Como ainda é um método relativamente novo no país é possível que os interessados enfrentem alguma dificuldade em encontrar mão-de-obra especializada no sistema. Afinal exige manuseio diferenciado em relação ao trabalho em alvenaria.
Essa limitação, no entanto, pode ser contornada com a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
Além disso, como já informamos, o steel frame envolve uma limitação de altura das edificações. Elas não podem ultrapassar quatro andares.