Você usa uma bomba auto-aspirante que puxa água de um poço artesiano e pretende instalar um capacitor. Como fazer?[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Capacitor em Bombas de Água[/h2]
O capacitor é uma peça que acumula energia para partida de um determinado aparelho – neste caso a bomba auto-aspirante.
Não se pode simplesmente escolher qualquer capacitor para instalar em uma bomba.
Afinal, quando a bomba tem um capacitor instalado em seu sistema , ele é devidamente ajustado de acordo com os dados referentes ao aparelho e quanto de energia ele é capaz de acumular para dar uma partida segura à bomba.
Portanto o ideal é comprar uma bomba que já tenha o capacitor instalado, dimensionado de fábrica.
É fundamental saber qual o problema que a bomba está apresentando, pois pode ser que o capacitor sequer seja necessário. Darei um exemplo de um possível problema que muitas pessoas pensam que é falta de capacitor:
[h2 type=”2″ width=””]Erro de Dimensionamento da Bomba[/h2]
A bomba, quando não é dimensionada, não tem a potência ideal para conduzir a água até o ponto desejado; ou, quando ela consegue conduzir esta água, o faz com pressão e vazão insuficientes.
O dimensionamento de uma bomba é feito de acordo com a altura de sucção (altura de onde a água será retirada em relação à bomba) e altura de elevação (altura de onde a água será conduzida em relação à bomba), e também é considerada a vazão de água que se necessita.
Com esses dados dimensiona-se a bomba com a potência ideal.
Cada fabricante tem a sua própria tabela de dimensionamento, de acordo com o modelo de bomba.
Sugiro que, para dimensionamento de uma bomba, você acesse, aqui no Faz Fácil, o artigo onde ensino a dimensionar uma bomba.