Camas Multifuncionais: Economize Espaço em Quartos Pequenos

Escrito por

As camas baú e bicamas não são mais as únicas que oferecem outra funcionalidade além de acolher uma pessoa ou um casal na hora de dormir. Atualmente, elas estão incluídas no conceito de camas multifuncionais, que oferece muitas outras versões geniais que ajudam a economizar espaço em quartos pequenos. Conheça as melhores ideias a seguir.

Modelos de Camas Multifuncionais Comuns a Solteiro, Casal, Queen e King Size

mesinha de cabeceira retrátilTanto camas de solteiro como as de casal, queen ou king size podem dispor de nichos, gavetões ou até mesmo mesinhas de cabeceira. Que podem ser retráteis ou retiráveis, ficando apoiadas em banquinhos ou aproveitadas de outra forma no quarto.

Além de economizar dinheiro, pois não será preciso gastar com criados-mudos adicionais, você economizar espaço. A cama pode, por exemplo, fica um pouco mais perto de um armário sem atrapalhar a abertura de suas portas.

cama baúCamas multifuncionais tipo baú já dispõem de modelos que elevam o estrado e o colchão eletronicamente, dispensando esforço físico. E ao mesmo tempo, sem alterar a arrumação da cama.

É o espaço perfeito para você guardar roupa de cama, almofadas, brinquedos, bolsas e outros itens que ficam pelos cantos, sempre “sobrando”.

cabeceira cama multifuncionalMas é possível explorar, também, o espaço existente em modelos mais amplos de cabeceiras de cama.

Existem propostas diferentes – entre elas, fazer da cabeceira uma espécie de armário basculante. O espaço é mais estreito do que o baú de uma cama, mas já ajuda bastante.

Travesseiros extras e almofadas ficam ali sem problemas.

cabeceiras nichosOutra ideia é criar uma pequena estante retrátil logo atrás da cabeceira. Ou mesmo criar nichos.

Ali é um bom lugar para guardar objetos menores, tais como celulares, carregadores, livros, chaves, copos d´água,relógios, bijuterias e similares.

Camas Multifuncionais de Solteiro

Além das possibilidades de serem baú ou bicamas, as camas de solteiro também são comumente encontradas na versão beliche. Mas nem sempre esse modelo obedece ao de duas camas ligadas por uma escadinha.

cama solteiro alta multifuncionalAtualmente algumas vezes a cama de baixo é retirada e, em seu lugar, entram escrivaninhas, gaveteiros, armários e cadeiras.

Ou seja, na mesma área de uma cama o espaço é aproveitado para montar o local de estudos do dono do pedaço.

Se verticalizar é o grande comando dos decoradores que planejam cômodos pequenos, esse é o grande truque do quarto de solteiro.

cama solteiro altura media multifucionalAlgumas dessas camas não chegam a ser muito altas. Elas ficam numa distância intermediária, suficientemente ampla para que uma pessoa entre nele e guarde objetos.

É possível até mesmo instalar pequenas estantes e armários para organizar ainda melhor a área.

cama escrivaninhaFinalmente, uma cama de solteiro tradicional pode surpreender ao levantar horizontalmente o estrado da cama, revelando uma bancada de estudos ideal para a hora da lição de casa.

É claro que os objetos, tais como computador, luminária e livros, devem ficar guardados em outro local enquanto a versão cama do móvel estiver sendo usada. Mas ainda assim garante uma tremenda economia de espaço para um quarto pequeno.