Calor: Como Deixar a sua Casa Mais Fresca

Escrito por

Na maior parte do Brasil faz calor praticamente o ano todo. Toda e qualquer dica para manter a casa mais fresca é bem-vinda! A seguir mostramos como manter a sua casa mais fresquinha sem precisar necessariamente ligar o ar-condicionado. A conta de luz agradece! E a sua decoração vai continuar linda, de um jeitinho mais solar.

Casa Mais Fresca: Aproveite as Janelas e as Portas

Em geral as casas e melhores apartamentos possuem janelas projetadas para aproveitar a luminosidade. A entrada de brisas em casa também é levada em conta.

Deixe-as abertas – e não feche as portas internas. Assim, o vento que entra poderá circular pelos cômodos. Em si, essas medidas já ajudarão a refrescar os ambientes. Se não for suficiente, um ventilador poderá complementar o efeito.

Outra dica que pode parecer contraditória, mas que funciona bem, é deixar as cortinas parcialmente fechadas, para evitar a entrada direta dos raios de sol. Isso não se aplica, é claro, se as suas cortinas forem escuras. Então será melhor mantê-las recolhidas.

O ideal, se você mora em locais onde o calor pode se manifestar o ano inteiro, é ter cortinas mais leves e claras. Blecautes brancos podem ser usados para proteger ambientes onde o sol incide diretamente por muito tempo. A parte clara deverá ficar virada para a janela.

Tecidos Decorativos que Espantam o Calor

sala branca cortinasAssim como para as cortinas, prefira tecidos naturais para forrar sofás, poltronas, pufes e outros móveis. Algodão, linho ou brim são ótimos. Eles não abafam ou causam suor quando você, sua família e convidados estão sentados.

Se os seus móveis são de tecidos mais pesados, como veludo, camurça, jacquard, courino ou couro, providencie capas para cobri-los. Se o seu orçamento estiver apertado, compre apenas o tecido e arrume-o sobre o sofá e outros assentos. Isso já vai aliviar bastante o calor.

No chão, aposte novamente nos naturais. Palha, corda e fibras feitas de algodão são perfeitos. Enrole os tapetes de lã, sintéticos e modelos muito peludos e espere o frio chegar. Mesmo um chão sem tapetes é melhor do que um feito de pele animal, por exemplo.

Tapetes escuros também não funcionam. Novamente, é preferível que deixe o chão nu.

Invista em Plantas

Escolha plantas que vivem bem em interiores e coloque-as pela casa. Não adianta um vasinho apenas: junte vários deles, em espécies diferentes, e crie cantos verdes na sala. Considere, também, pequenas árvores. Jardins verticais são outra ótima pedida.

Na cozinha, cultive as ervas, verduras e temperinhos que podem ser usadas nas suas receitas.

Plantas ajudam a diminuir a temperatura ambiente e a umidificar o ar.

Adote Lâmpadas LED

Dentre todos os tipos de lâmpadas, as de LED são não apenas mais econômicas como também a que não emitem calor. Quando anoitece, elas realmente não vão interferir no esfriamento natural da sua casa.

Além disso, elas possuem uma vida útil muito mais longa que as demais.

Outras Dicas Refrescantes para a sua Casa

camaPingue gotinhas de óleos essenciais de menta, limão ou eucalipto na água que você utiliza para limpar o chão. Eles liberam uma sensação de frescor.

Na hora de dormir, que seja entre lençóis 100% algodão. Um truque para deixar a cama mais geladinha e colocar um punhado de arroz dentro de uma meia fina e colocar na geladeira por algumas horas antes de se deitar.

Antes de apagar as luzes, coloque o saquinho sobre a cama. O arroz guarda o frio por bastante tempo sem molhar e poderá ajudá-lo a ter um sono mais gostoso.