Telhado: Calcule o Caimento, ou Inclinação, Ideal

Escrito por

Telhados recebem uma grande quantidade de água da chuva. Por isso sua inclinação, ou caimento, é fundamental para escoá-la rapidamente, evitando infiltração ou goteiras no imóvel. Aprenda a seguir como descobrir a inclinação obrigatória de acordo com o desenho do telhado e o tipo de telha usada.

Relação Entre o Telhado e a Caixa d’Água da Casa

O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida. Mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado. Lembre-se de que é preciso deixar espaço para abrir a tampa da caixa d’água.

Instale a caixa sobre uma base de caibros. É desejável ter uma distância mínima de 1,50 m entre o fundo da caixa d’água e o chuveiro. Assim a água descerá com pressão suficiente.

Se você não pretende construir imediatamente o telhado, a laje deve ser feita com caimento mínimo de 2 cm por metro.

Calculando o Caimento do Telhado

O tipo de telha utilizado é o que define a inclinação do telhado. No mercado encontramos telhas de barro (cerâmica), fibrocimento, concreto, vidro, ecológicas, metálicas, galvanizadas e de policarbonato, entre outras.

A inclinação mínima e máxima para cada tipo de telha são definidas por seus fabricantes. Sempre procure essas especificações na hora de comprá-las.

Se a telha permite 10% de inclinação do telhado = 10cm/100 centímetros. Ou seja, a cada 100 centímetros (ou 1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10 centímetros na vertical:

telhado caimento 10

O mesmo se aplica para o telhado com 30% de inclinação:

telhado caimento 30

30% de inclinação do telhado = 30cm/100 centímetros. Ou seja, a cada 100 centímetros (ou 1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30 centímetros na vertical.

Inclinação Obrigatória Mínima

A capacidade de absorção de água pelo material do telhado também influencia na inclinação.

Tipo de Telha Cm por Metro
Barro plana (francesa) 35 = 35%
Barro canal (colonial) 25 = 25%
Vidro igual à francesa e colonial
Romana 30 = 30%
Portuguesa 30 = 30%
Cimento amianto 10 = 10%
Plástica (ondulada) 15 – 15%
Zinco (ondulada) 15 = 15%
Fibrocimento 10 = 10%
Metálica 15 = 15%
Laje 1 = 1%