Como Escolher Cadeiras para a Sala de Jantar

Escrito por

Existem vários fatores para levar em conta na hora de escolher as cadeiras para a sala de jantar. Do conforto ao design – passando, é claro, pelo orçamento – pode parecer complicado; mas na verdade é uma tarefa divertida. Confira agora várias dicas para acertar em cheio nessa missão.

Cadeiras para Mesa de Jantar: Medidas

Em primeiro lugar é importante tirar as medidas da sua mesa de jantar. É com base nisso que você terá as dimensões certas para a cadeira que vai escolher.

Cada pessoa sentada à mesa precisa de no mínimo 70 cm para fazer a refeição com conforto, sem se acotovelar com quem está ao lado. Se o espaço individual é maior, você poderá adquirir poltronas ou cadeiras com braço.

Além disso, a altura da mesa importa. Em geral elas possuem 75 cm do chão ao tampo. Portanto para maior conforto sua cadeira deverá possuir acento a 50 cm do piso.

Crianças e Pets em Casa

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, escolha cadeiras sem quinas. Bordas arredondadas são a melhor opção.

Estofados em couro podem ser adotados por quem possui cães. Afinal, são laváveis. Mas gatos podem resolver afiar as unhas ali, criando vários furinhos.

Se você tem filhotes de cachorro, pés de madeira poderão ser mastigados. Então, cuidado!

O ideal, também, é que sua cadeira seja estofada, ou possua acentos, de tecido impermeável ou facilmente lavável.

Escolhendo Cadeiras para a Sala de Jantar Conforme o Orçamento

cadeira panton

Cadeira Panton: design famoso criado nos anos 60, Dinamarca

Quanto você deseja gastar na compra das cadeiras?

Se o seu orçamento é mais generoso, talvez queira cogitar peças de design. Você pode pesquisar algumas sugestões com assinatura de designers famosos em lojas ou até mesmo na internet.

A boa notícias é que modelos internacionais já são fabricados no Brasil, diminuindo um pouco o valor delas.

Caso você não disponha de uma quantia tão alta assim, ainda há várias opções. Uma delas é simplesmente esperar que as lojas de móveis entrem em liquidação. Nessa fase os preços caem muito. Pontas de estoque também são recomendáveis.

Considere também visitar bazares e antiquários.

Misture Cores e Designs de Cadeiras

cadeiras diferentesQuem tem orçamento limitado pode, inclusive, usar uma cadeira antiga que já possua para a mesa de jantar. Assim você terá uma a menos para comprar.

Sim, a sua sala de jantar possuirá modelos distintos – mas isso tem sido cada vez mais comum entre decoradores. Cadeiras dissonantes são charmosíssimas ao redor da mesa. Surpreendem e quebram a monotonia.

Pode ser apenas uma cadeira ou todas elas. Ou mesmo cadeiras do mesmo modelo mas com cores diferentes.

Usando Bancos na Sala de Jantar

banco e cadeirasUma boa maneira de incluir mais gente na hora do jantar é utilizar bancos compridos. As pessoas se sentam mais juntinhas e pode caber mais um.

Você pode resolver usar exclusivamente bancos ou conjugá-los com cadeiras. Então o recomendável é que você coloque o banco de um lado e complete com cadeiras no restante.

Ou dois bancos de lados opostos e cadeiras nas cabeceiras.

Mas atenção: esta dica só se aplica a mesas retangulares ou quadradas grandes, cujos lados comportam no mínimo duas pessoas. Em mesas redondas, é claro, o truque do banco não funciona.

Cadeiras para Sala de Jantar Pequena

cadeiras transparentesBancos compridos são, inclusive, ótimos para sala de jantar pequena. Isso porque eles podem ser guardados embaixo da mesa quando ninguém está fazendo refeições. O mesmo se aplica a banquinhos avulsos no lugar de cadeiras comuns.

Nessa mesma linha, para ficar o mais escondida possível quando não forem usadas, estão as cadeiras sem braços. A menos que os braços da cadeira sejam mais baixos do que a altura da mesa.

Por fim, se você deseja criar amplitude para sua sala de jantar pequena, aposte nas cadeiras transparentes, feitas de acrílico. Ou de cores que acompanham o tom do resto do ambiente. Assim elas ficam “camufladas”.