Cabos Utp – instalação!

Escrito por

A instalação de uma rede de dados com cabos Utp é complexa e trabalhosa, mais com os conhecimentos básicos de informática e eletrotécnicos, não deverá ser muito difícil sua execução.

Conversão

Primeiramente vou lhe dar a tabela de relação de conversão de milímetros para polegadas para tubulações, eletro dutos etc, instituída pela ABNT e INMETRO:

     mm           polegadas

16mm            1/2″

20mm            5/8″

25mm            3/4″

32mm            1″

A seguir as informações básicas mais importantes que você deve acompanhar para executar um trabalho com a máxima perfeição, pois como é a primeira vez que você vai executar essa instalação, não pode cometer erros, pois qualquer falha comprometerá a transmissão de dados entre os terminais de computadores, tornando o trabalho dos operadores inoperante.

Ferramentas mais utilizadas:

Você deve ter em mãos as ferramentas essenciais do eletrotécnico, tais como, alicate de corte diagonal, alicate de bico meia cana, chaves de fenda e Philips diversas, aparelho de medição tipo MULTIMETRO Digital ou Analógico com boa precisão em medidas elétricas, e é claro um ALICATE DE CRIMPAGEM, CONECTORES RJ-45 e os cabos UTP padrão CAT-5 nas medidas e tamanhos variáveis de acordo com as necessidades.

cabo utp

O alicate de crimpagem é usado para prender as pontas do cabo UTP aos conectores RJ-45.

Estes, por sua vez, são conectados à placa de rede do computador ou ao hub/switch.

Combinações dos fios:

cabo-utp

Repare que eles são combinações das cores laranja, azul, verde e marrom com correspondentes na cor branca.

Assim, um fio na cor azul tem como par um fio nas cores azul e branco. Um fio na cor verde tem como par um fio nas cores verde e branco, e assim por diante.

É muito comum encontrar os cabos UTP na cor azul, mas também existem em outras cores em seu revestimento externo, portanto não se preocupe nesse aspecto, o importante é que funcionem perfeitamente após sua instalação.

Tipos de Cabos Utp:

Quanto à confecção dos cabos, existem duas maneiras de ligação: o Cabo CROSSOVER e/ou Cabo DIRETO.

CABO CROSSOVER – Ao se conectar uma máquina a outra, ou seja, dois computadores entre si, não é preciso à utilização de dispositivo HUB, basta usar o cabo Crossover diretamente entre eles.

CABO DIRETO – Na interligação de três ou mais computadores, o ideal é a utilização do dispositivo HUB, então deve ser criado um cabo para cada computador e interliga-los através do dispositivo HUB. O cabo Direto também é conhecido como “Patche Cable”.

Resumindo, para se ligar computador a computador é usado o Cabo Crossover.

Já para se ligar vários computadores através de HUB é utilizado o Cabo Direto.

A diferença entre eles é que o Cabo Crossover tem a conexão de seus fios no conector RJ 45 diferentes em uma ponta em relação à outra, enquanto o Cabo Direto tem a disposição dos fios conectados iguais em cada extremidade.

O cabo Crossover também pode ser usado caso seja preciso utilizar dois dispositivos HUB, ficando essa interligação entre os Hubs pelo cabo Crossover.

Como pode ver, antes de iniciar seu trabalho, é preciso um estudo detalhado dos tipos de conexões que serão necessárias para o funcionamento perfeito do sistema de transmissão de dados entre os PCs.

O ideal seria traçar um diagrama com todos os PCs e executar um fluxograma dos detalhes de conexões, ou seja, um pequeno desenho indicando cada cabo, suas conexões e suas finalidades, para que quando começar a confecção dos mesmos, não haver dúvidas de quais seriam suas direções nas ligações entre os PCs.

Disposição de conexão dos fios nos conectores RJ 45:

ligação utp

ele-cabo-utp5

Corte

cabo

 Cortar os fios mantendo somente cerca de 1,4cm expostos.

 OBS.: O cabo deve ser cortado em tamanho igual em todos os pares de fios, e a capa na cor azul ou outra cor deve entrar na parte inferior do conector RJ 45 antes da “Crimpagem”, para não haver o rompimento dos fios durante seu uso diário pelos operadores do sistema.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Public Domain Photos