Box do Banheiro: Escolha o Ideal

Escrito por

O box do banheiro não apenas delimita a área destinada ao banho como também evita que a água do chuveiro saia desse espaço e molhe o restante do cômodo. Conheça os diferentes tipos de boxes e escolha o melhor para a configuração do seu banheiro.

Além de manter o piso do restante do banheiro sempre seco e controlar a umidade do local, dependendo de seu modelo, o box pode proporcionar mais privacidade na hora do banho.

Variantes como tamanho do banheiro, local do chuveiro e orçamento são básicos para estabelecer o modelo mais funcional. Confira nossas dicas a seguir.

Box: Diferentes Aberturas para cada Área

cortina box banheiroAntes de mais nada é necessário delimitar o espaço total destinado ao banho. Então, o box deverá responder às condições disponíveis, como, por exemplo, se há espaço suficiente para uma porta de abrir, mais indicada para cômodos grandes.

Se o banheiro não é tão amplo e a porta de abrir é a única opção, ela deverá se movimentar para dentro do box.

No entanto a solução mais comum para banheiros médios ou pequenos são as portas de correr. Se o orçamento é mais baixo e o espaço para o banho vai de parede a parede, cortinas de plástico ou náilon cumprirão esse papel.

Portas sanfonadas também podem ser uma saída para banheiros reduzidos, aonde nem portas de correr são possíveis. Elas são dobradiças e correm por trilhos superiores e inferiores.

Formatos de Box

O box de quina é destinado a banheiros menores: eles se encaixam em cantos aonde duas paredes se encontram. Eles possuem duas faces que ficam encaixadas a 90 graus, sendo que uma delas serve como porta de entrada.

Se o box vai de parede a parede, você só precisará de uma face. Este formato também é o mais utilizado para cortinas de banho.

Num banheiro maior, a liberdade também é. Você pode dedicar um espaço no meio da parede e criar um box quadrado ou retangular de três faces.

Caso o banheiro disponha de uma banheira, bastará adaptar a altura do box para a borda da mesma. Se forem cortinas, elas poderão continuar indo até o chão. Ou até a metade da altura da banheira.

Materiais para o seu Box

box retangular banheiroO material mais sofisticado para o seu box é o vidro. Ele é bonito, traz leveza ao ambiente, resistente à água e bastante durável. No entanto, são também os mais caros.

Uma alternativa é o acrílico com estruturas de alumínio, mais em conta. Uma de suas vantagens é que você pode manter a sua privacidade, já que são opacos. A desvantagem é que se quebram com relativa facilidade.

Já cortinas plásticas podem ser encontradas numa infinidade de estilos e sempre conferem um ar despojado mas acolhedor ao ambiente – além de, muitas vezes, serem as melhores soluções para quem quer manter a privacidade durante o banho.

Sem contar que, como são baratas e muito fáceis de trocar, podem sempre ser substituídas por outro modelo, inovando o ambiente. Além disso, podem ser lavadas com facilidade – até porque tendem a mofar com o tempo.