Instalação

Em pavimentos térreos é necessária a correta impermeabilização do contrapiso, os produtos só devem ser instalados após a colocação das janelas, vidros, soleiras e portas.

A instalação do piso de madeira deve ser feita após a secagem total do contrapiso e após a colocação recomenda-se a proteção das janelas com papel pardo ou jornal para evitar a insolação direta sobre a madeira.

Não molhe a madeira em hipótese alguma e não permita o trabalho com argamassas, cimento, cal e outros produtos nocivos, diretamente sobre a madeira.

Na instalação do assoalho, em primeiro lugar verificar o nivelamento do piso, como também a qualidade do contrapiso, para que não venha a ter problemas posteriores, feito isto, vamos a colocação dos barrotes( vigas, caibro ou uma peça em formato de trapézio de madeira que são fixadas no contrapiso onde serão pregadas ou parafusadas as tábuas).

Dependendo do profissional tem seu método de preencher o vazio que fica entre os barrotes, uns usam o próprio cimento e cobre tudo deixando apenas um centímetro para que a tábua tenha uma ventilação, outros usam lã de vidro, areia seca, isopor e etc.

Existem dois métodos para colocação do assoalho, pregado ou parafusado.

piso-madeira-resinaNo caso pregado o importante é que os assoalhos fiquem bem prensados uns aos outros geralmente usam uma ferramenta chamada “Barra T ou vulgarmente Sargento” depois que prensados pela barra T é só pregar, podendo ser em cima das tábuas com prego sem cabeça ou no encaixe dá fêmea.

Também podemos parafusar o assoalho, primeiro se faz um furo com a furadeira para o parafuso e depois um furo para cabeça do parafuso, já que a cabeça ficará na parte interna do assoalho, agora pegamos a bucha colocamos no barrote ou pode ser sem bucha, parafusa-se direto no barrote, feito isto com cabeça do parafuso dentro do assoalho pegaremos uma cavilha( pequena peça de madeira que tem a finalidade de tampar a cabeça do parafuso ) e tamparemos o buraco dando acabamento com a lixa.

Acabamento

A seguir as etapas de um bom acabamento:

1 ) Raspagem e nivelamento:
Depois que estiver bem nivelado e assentado os barrotes no contrapiso e colocado o assoalho, faz-se o desengrosso com máquina apropriada; depois, é preciso duas raspagens mais finas.

2 ) Calafetação:
É colocado entre as rejuntas e falhas da colocação dos assoalhos uma massa feita do pó da própria madeira raspada misturada com a cola branca e o verniz e espalhada em todo o piso.

3 ) Primeira demão ( Seladora ):
Depois que estiver a superfície limpa colocaremos verniz ou resina, diluídas em álcool ou thinner, para preparar a superfície.
Depois a madeira seca é lixada.

4 ) Segunda demão ( base ):
Já com o piso limpo passaremos a o verniz ou a resina , mas menos diluídos.
Tape as entradas de ar, pois isso prejudica a catalisação dos produtos.

5 ) Demão final:
Agora passaremos o verniz ou a resina puros.
O trabalho deve ser feito na contraluz, para um resultado mais uniforme.

6 ) Manutenção:
Panos secos ou enceradeira garantem o brilho da madeira.
Não use REMOVEDORES.
Cera, só de vez em quando, pois engordura o piso.