Para assentar pisos cerâmicos existem dois métodos, os mais comuns:
o convencional com espessura grossa e o com argamassa colante de espessuras fina ou média.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Método Convencional com Espessura Grossa[/h2]
O método convencional – ou assentamento com camada grossa – envolve a aplicação do revestimento sobre uma base (emboço ou contrapiso) com argamassa de cimento portland.
Antes de usar este método de assentamento a estrutura do piso deverá ser examinada para determinar se suportará ou não a adição de peso.
Ele também provoca uma elevação do nível do piso, fator importante que deve ser considerado nas portas e áreas de transição quando em uma reforma.
Este método de assentamento tradicional não é recomendado quando a superfície a ser revestida é lisa e impermeável (pilares ou vigas de concreto de alto desempenho, por exemplo) e/ou quando a peça cerâmica tem absorção de água abaixo de 6%.
[h2 type=”2″ width=””]Método com Argamassa Colante com Espessura Fina[/h2]
Por este método, o revestimento cerâmico é fixado a uma superfície existente com um adesivo (argamassa colante). Ele é diferente do método tradicional aonde o assentador constrói a superfície de apoio.
Este método tem muitas vantagens sobre o método tradicional com espessura grossa: perfil mais fino, menor peso e redução do tempo de instalação de pisos cerâmicos.
Entretanto, para o que haja sucesso, a superfície a ser revestida deve estar absolutamente no nível (contrapisos com os caimentos já previstos) e no prumo (paredes).
Deve-se, também, salientar que as placas cerâmicas não devem ser molhadas quando for usada argamassa colante, pois esta já possui retentores de água.
Para que haja boa adesividade em superfícies lisas e impermeáveis e/ou revestimentos com absorção de água abaixo de 3%, indique uma argamassa com alta adesividade (maior presença de látex).
Existem argamassas apropriadas para “colar” porcelanato e que também proporcionam melhor aderência para o grés.
[h2 type=”2″ width=””]Método com Argamassa Colante com Espessura Média[/h2]
O método de instalação com argamassa colante com espessura média é algumas vezes utilizado para suportar peças cerâmicas grandes (40 x 40cm ou acima).
Em peças acima de 30x30cm a argamassa, além de ser espalhada e frisada no piso, deve também ser espalhada e frisada no tardoz da peça.
Os frisamentos devem formar 90º.
Este método é semelhante ao assentamento com argamassa colante com espessura fina.
Entretanto, a argamassa deve ser especialmente formulada (adição de látex) para ser aplicada em camada mais grossa.
[h2 type=”2″ width=””]Argamassa Colante[/h2]
As argamassas colantes são um tipo de “cola” utilizada para assentar pisos cerâmicos.
A maioria dessas argamassas são a base de cimento portland contendo retentor de água (as peças cerâmicas não precisam ser previamente molhadas) e superplastificantes, aditivadas ou não com látex (para aumentar a adesividade em superfícies não porosas e, para proporcionar flexibilidade à argamassa em áreas úmidas ou em áreas sujeitas a grandes variações de temperatura, como fachadas expostas ao sol).
A escolha da argamassa colante depende do local de aplicação dos pisos cerâmicos, da absorção de água da placa, e de alguma condição especial que possa existir tais como proteção contra a água, isolamento sonoro, resistência química ou condutibilidade elétrica.