Aproveitando uma Área de Serviço Pequena

Escrito por

Áreas de serviço costumam ser trabalhosas para organizar – sobretudo quando são pequenas. Alguns apartamentos, inclusive, sequer possuem esse cômodo. Mas com algumas dicas é possível contornar o desafio. Você vai se surpreender.

Máquina de Lavar e Secar: Peça Chave para Áreas Pequenas

A primeira grande recomendação para aproveitar ao máximo uma área de serviço apertada é investir numa máquina de lavar que também seja uma secadora de roupas.

lavanderiaEla, a princípio, elimina a necessidade de um outro equipamento para secar roupas ou a instalação de varais. Isso libera espaço para armários que acomodarão aspiradores de pó, vassouras e tábuas de passar roupa.

Além disso, máquinas de lavar e secar do tipo dois em um possuem abertura frontal ao invés de superior, permitindo a instalação de uma bancada acima dela.
Essa bancada pode ser valiosa para acomodar cestinhas com produtos de lavagem da roupa, limpeza da casa. Ou até mesmo para cestos de roupa suja e roupa limpa.

Área de Serviço Pequena: Aproveite as Paredes

área de serviçoA alternativa para quem não deseja fazer o investimento numa máquina de lavar que também seca é verticalizar. Ou seja, usar as paredes para instalar mecanismos de secagem das roupas.

Você pode ficar apenas com o varal ou pode optar por uma secadora de parede – aquela que abafa as roupas com um plástico.
O varal, por sua vez, pode ser o de teto tradicional ou o retrátil.

Neste segundo caso, ele pode ser instalado junto à esquadria inferior da janela, desdobrando-se para o lado de fora. Ou logo acima da janela, do lado de dentro da lavanderia – de preferência sobre o tanque, para que os respingos das roupas não molhem o chão.
E se você tiver optado pelo lado de fora, não se esqueça de providenciar um plástico para cobrir as roupas em caso de chuva.

Se a área for muito pequena e não comportar adequadamente um varal, uma opção é substituir o modelo tradicional por varetas individuais. Isso permite que você customize a quantidade de varetas para o tamanho da área do teto que você dispõe.

Outra forma de verticalizar sua arrumação é instalando armários, nichos e prateleiras para guardar sabão em pó, alvejante, amaciante, ferro de passar e baldes.

Pendure uma sapateira de plástico transparente na porta da lavanderia. Ali, coloque itens menores como pregadores de roupa, luvas de borracha, esponjas e escovinhas.
Mesmo armários mais baixos podem ser suspensos: isso os protege de um chão úmido. A água pode acabar danificando o móvel, como também o vão inferior acaba servindo para acomodar bacias, por exemplo.

Vassouras, rodos e a tábua de passar roupa podem ser pendurados nas paredes, ou atrás das portas, com ganchos simples.

Reavive Espaços “Mortos” para Guardar Objetos na Área de Serviço

Vãos laterais entre a máquina de lavar e as paredes, a parte de baixo do tanque… esses espaços mínimos, que muitas vezes são desprezados, possuem bastante potencial.

Objetos finos e dobráveis, como vassouras, tábuas de passar e varais de chão podem ser acomodados entre a máquina e a parede.
Para esses vãos existem, também, carrinhos estreitos com prateleiras e rodinhas, destinados a organizar objetos com o máximo de aproveitamento de espaço.

Instale um armário embaixo do tanque e dedique-o a guardar as roupas sujas e que precisam ser passadas.
O ideal é mandar fazer um sob medida, para que o cifão não limite a altura de um móvel já pronto. Mas se isso não for possível, instale prateleiras e cubra seu entorno com cortininhas (“saias”) de tecido estampado. Ela esconderá o improviso e dar graça ao ambiente.

Uma dica original e inteligente é colocar uma mesa de correr, com rodinhas, sobre o tanque. Ela pode ser usada para apoiar ou acomodar objetos de limpeza.
Na hora de usar o tanque, é só puxar a mesinha.

Se existirem armários suspensos próximos ao chão, verifique a possibilidade de acomodar bacias ali.

Se Você Não Possui Área de Serviço

lavanderia salaAlguns apartamentos muito pequenos não possuem área de serviço – mas sempre há alternativas para criar uma lavanderia. A imaginação é o limite!

Se a sala dispõe de um armário com profundidade suficiente, você poderá instalar a máquina de lavar ali, criando uma bancada sobre ela e organizando o material de limpeza no fundo com as já citadas prateleiras e nichos.

Ou então simplesmente instalar a máquina de lavar no meio da sala mesmo, embaixo de uma bancada que vá de parede a parede – o mais comprida possível, possibilitando a criação de outros “ambientes” ao longo de seu comprimento, como escritório.

Dicas para Quem Vai Construir ou Reformar a Área de Serviço

  • Lembre-se de que o piso da área de serviço deve ser resistente à água;
  • Faça um leve desnível em direção ao ralo, para evitar poças;
  • Armários devem ser elevados para que o chão úmido não os danifique;
  • Projete uma janela ampla. Isso facilita a instalação de varais retráteis e a secagem das roupas, além de deixar o ambiente mais arejado e menos úmido;
  • Nem sempre os apartamentos possuem paredes ou portas para separar a cozinha da área de serviço. No entanto, esta é uma característica desejável, pois os vapores da comida que está sendo preparada no fogão podem “defumar” as roupas que estão no varal. Instale uma porta de correr: ela é a opção que melhor economiza espaço.