Como Escolher Arandelas para Ambientes Internos

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/arandelas-ambientes-internos/ Escrito por

Arandelas são luminárias de parede que fazem uma enorme diferença no ambiente. Elas proporcionam uma iluminação mais aconchegante, economizam espaço e enfeitam o cômodo. Veja a seguir como usar arandelas na decoração da sua casa e como escolhê-las.

Como Usar Arandelas na Decoração

Arandelas são complementares à iluminação principal do cômodo. Isoladamente não é suficiente para clarear completamente um espaço, mesmo quando sua luz é mais direta.

arandelasPor exemplo: num escritório você poder usar um modelo tartaruga perto da mesa de trabalho. Mesmo assim é importante manter uma luminária de teto.

Seu forte é criar um clima acolhedor, com luminosidade indireta. Portanto os modelos com algum tipo de rebatedor são mais procurados.

Além das salas, arandelas podem ficar ótimas para iluminar corredores, uma em cada parede. Duas em cada lateral do espelho do lavabo e até mesmo na parede onde fica a cabeceira da cama também ficam incríveis.

Elas não ocupam o espaço dos criados-mudos. Mas vale lembrar que não são suficientes para leitura.

Um bom ponto para uma arandela única é na altura do trocador de fraldas do bebê. O rebatedor deverá direcionar a luz pra cima, para não ofuscar os olhinhos do bebê.

Se você tem uma parede com um revestimento, textura, cor ou acabamento diferenciado, instale arandelas para realçar essas características. Você também pode “multiplicar” a luminosidade emitida se instalá-las sobre espelhos planos colados à parede.

Medidas de Instalação das Arandelas

arandelasO padrão de altura de instalação de uma arandela deve acompanhar o pé direito. A sugestão média é que fiquem entre 2 m e 2,20 para pé direito entre 2,50 e 2,70 m. Principalmente se as peças emitem luz para cima ou para os lados.

Em cabeceiras de camas, coloque de 1m a 1,10m acima do criado-mudo.

Já a arandela em si pode variar entre 13cm e 50cm; já a profundidade varia de 8cm a 20cm.

Arandelas que focam a luminosidade para baixo podem ser instaladas em alturas mais baixas.

Instalação das Arandelas

É importante que exista pontos de energia elétrica ao longo do verso da parede. É parecido com a instalação de um lustre.

A parede também deve ser sólida o suficiente para suportar o peso da peça. E fuja de tubulações que possam passar ali por trás.

Escolhendo sua Arandela

arandelasÉ importante fazer um pequeno projeto que indique quantas arandelas você vai distribuir pelo ambiente. E em que pontos.

Considere também o nível de iluminação pretendida. Isso vai influenciar no modelo e na lâmpada que deverá comprar. Na embalagem constam o tipo de lâmpada e o número do soquete.

Em geral arandelas aceitam lâmpadas fluorescentes e até mesmo LED, mais econômica. Vale lembrar que a luz amarela é a mais acolhedora.

Arandelas de luz direta são as do tipo tartaruga e em geral servem para turbinar melhor a iluminação do lugar. Lâmpadas frias são mais indicadas.

Com cúpula é como um abajur clássico. A cúpula pode ser de tecido, vidro fosco e até cristais.

As uplight direciona a luz para o alto, ideal para luz difusa; as downlight, jogam a luz para baixo para um clima intimista e decorativa. A de duplo efeito direciona a luz para cima e para baixo, ótimo ideal para decorar uma parede grande de uma sala.