Você vai repaginar um ambiente da casa e já decidiu que isso será feito pintando as paredes. Ótima opção! No entanto prefere fugir do teste de cores que envolva a pintura de diferentes tons sobre a superfície. Não tem problema: a seguir, damos dicas para decidir a nova cor sem pintar a parede.

A maneira mais tradicional de fazer um teste de cor para pintar paredes é por meio das velhas cartelas de tons oferecidas pelos fabricantes de tinta.

O problema é que mesmo assim ainda é difícil saber exatamente como o tom da cartela vai se comportar na parede. Um cinza, por exemplo, pode se tornar lilás em grande escala, caso exista um fundo roxo na pigmentação.

Para evitar decepções, gastos e esforços de repintura, confira alguns segredos eficientes e acerte na cor de primeira.

Simuladores de Cores para Pintura de Paredes

simulador de cor quartoO jeito mais rápido e prático de descobrir se aquele tom charmoso realmente ficaria bem num cômodo é utilizar um simulador de cores de tintas. Todos os principais fabricantes de tintas os disponibilizam para que você tome uma decisão segura.

Eles podem ser encontrados nas lojas especializadas. Ou mesmo em forma de aplicativos para tablets e celulares.

No primeiro caso você poderá simular por meio de imagens digitais de diferentes cômodos de uma casa genérica. Mas também poderá levar uma imagem digital do ambiente da sua própria casa. Lá, o vendedor aplica os tons desejados sobre ela.

Mas ainda mais eficientes são os apps individuais. Isso porque você poderá fazer, sozinho, a mesma simulação realizada na loja. Só que no seu celular e tablet.

Mais que isso. Com o app em mãos o tempo todo é possível determinar como essa cor se comportaria em diferentes momentos do dia. Afinal, um certo azul pode ficar divino durante as manhãs mas se tornar mais enfadonho no final da tarde. Ou com iluminação artificial.

Você pode trocar os tons indefinidamente até encontrar o ideal. Se desejar utilizar outras cores para um efeito composé, o app indicará quais as que pertencem à mesma paleta da primeira escolhida. Salve suas opções preferidas para voltar a conferir mais tarde.

Outros fabricantes oferecem um aplicativo onde você fotografa qualquer cor que tenha visto em algum lugar. Em seguida, encontra em sua paleta o equivalente mais próximo à cor e a aplica sobre a foto do cômodo.

Algumas vezes nem é preciso baixar um app. Basta simplesmente acessar o site do fabricante e realizar a simulação de maneira online mesmo, utilizando fotos do cômodo.

Os melhores apps também projetam o efeito de diferentes texturas da tinta, como perolizado, metalizado, verniz, toque de seda e outros.

Uma das facilidades dos simuladores é a possibilidade de enviar imediatamente as imagens dos testes para os demais moradores. Isso facilita uma tomada uma decisão mais rápida para quem não está lá. Ou mandar mesmo para amigos, em busca de opiniões.

Teste de Cor Complementar

simulador de cor cartãoPara visualizar com segurança complementar a cor a princípio escolhida, peça num revendedor o tom impresso em cartões de papel couché. Nem todas as lojas – e nem todos os fabricantes – os oferecem, mas vale a pena correr atrás.

Você também pode comprar papel couché, ir até o site da marca de tintas de sua preferência e imprimir a cor em alta definição sobre ele. Em casa mesmo.

É importante que seja mesmo sobre papel couché de gramatura mais espessa. Outros tipos de papel não possuem a porosidade correta para manifestar a impressão exata da cor, comprometendo a precisão do resultado.

De posse de um cartão é possível visualizar, ao vivo, o efeito geral da cor contra uma parede.

Providencie, de preferência, cerca de quatro cartões. Grude-os um do lado do outro sobre a parede a ser pintada. Novamente, observe como a cor se comporta sob diferentes tipos de luminosidade.

Principais Simuladores de Cores para Paredes

Sherwin Williams possui simuladores para computadores e aparelhos Android e IOs. Suvinil e Coral, apenas para tablets e celulares, também Android e IOs. Já a Universo Tintas e a Lukscolor só simulam a partir de seu site.

Lembre-se de que é importante utilizar diferentes simuladores no mesmo tablet ou celular. Já que a diferença de resolução pode variar de um aparelho para outro.