Cores no concreto. Aplicação de pigmentos no concreto!

Escrito por

+ Cores no Concreto

Muitos elementos estruturais ou de revestimento são produzidos já coloridos, porém, muitos outros podem ser feitos em obra, com a adição de pigmentos na mistura do material seco (areia, brita, cimento), na porcentagem desejada.

Ainda, é possível misturar pigmentos possibilitando cores variadas. Assim, controlando a intensidade e a composição de cores no produto a se conseguir, pode ser obtida praticamente qualquer cor desejada.

Cores no concreto – Estabilidade do pigmento

Fatores que influenciam na cor final de um produto de concreto pigmentado:

Fatores Resultado
Procedência
e cor do cimento
O cimento tem fator determinante, se for brancas as cores serão mais puras, o cinza deixa as tonalidades mais escuras e diferentes tipos de cimento apresentam diferentes tonalidades, logo, em uma obra é recomendável à utilização de apenas uma marca e tipo de cimento.
Acabamento Superficial A superfície lisa reflete melhor os raios de luz, dando a aparência mais viva nas cores do que uma superfície áspero-rugosa, que possui o efeito contrário, de escurecer a tonalidade da cor.
Eflorescência No concreto cinza não é quase notada devido à aproximação de cores entre os sais carbonados na superfície do concreto e a própria cor (cinza), porém, numa superfície colorida, este fenômeno
é mais notado, logo, um controle mais rígido deve acontecer para evitar este fenômeno.
Relação com a quantidade de poros Diretamente relacionada ao fenômeno de eflorescência e ao acabamento superficial.
Relação água/cimento É comprovado que um excesso de água, além de provocar eflorescência, ainda deixa o concreto colorido mais claro do que com relação água/cimento quantidade baixa, logo, na dosagem deve ser mantido a mesma relação água/cimento para garantir uniformidade de cores.
Agregados Os agregados são recobertos por camada de cimento pigmentado (exceto quando expostos intencionalmente), logo, influenciarão pouco na cor final, porém, cuidados quanto à seleção de baixos teores de materiais pulverulentos, controle de granulometria e homogeneidade dos agregados se faz sempre necessário.
Quantidade de pigmento Relacionada com a intensidade de cor do produto final.

concreto colorido

Para a confecção correta de um concreto pigmentado, deve se analisar a seguinte indicação:

  • Dosar pigmento ou mistura em porcentagem do peso do cimento;
  • Manter dosagem do concreto sempre igual para mesmo elemento;
  • Misturar pigmentos no material seco, depois à água;
  • Tomar cuidados quanto à cura do produto produzido.
Fonte: Artefato Engenharia
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Red Moon Sanctuary