É fundamental selecionar antes as peças ceramicas

Se formos assentar peças ceramicas com irregularidades de medidas, conforme elas vêm nas caixas, o resultado final apresentará um alinhamento em ziguezague totalmente deselegante.

Portanto, se deseja realizar um ótimo trabalho, é fundamental fazer uma grande seleção das peças quando for executar o serviço de colocação da ceramica tanto em paredes quanto em pisos.

Essa seleção é feita na propria obra utilizando um gabarito de madeira para “galgar” as peças .

Sobre uma tabua de 30 cm de largura (o tamanho pode variar quanto ao revestimento), pregam-se duas ripas bem retas uma de cada lado e dependendo do tipo de peça ceramica podemos fazer dois gabaritos ou mais para galgar as peças.

Isto porque se a peça ceramica for quadrada faremos um gabarito só, se a peça for retangular faremos dois, sendo um lado para a largura e outro é para o comprimento.

Exemplo:

Temos uma ceramica retangular com 25,5cm de largura por 36,5 de comprimento (25.5cm x 35.5cm), para esse tipo de peça iremos montar um gabarito para a largura e outro para o comprimento fazendo assim passar somente peças de um só tamanho.

Abriremos diversas caixas e tomaremos uma medida padrão.

.Por exemplo :de varias caixas encontramos peças medindo 25,3 cm

Enão faremos uma formas para passar somente o revestimento que tiver a largura de 25,3cm de largura e as peças que tiveram tamanho maior ou manor irão ser separadas para fazer outra seleção com elas.

Depois, da mesma forma, tomaremos a medida do comprimento de vários revestimentos e escolheremos uma para fazer a forma do comprimento da peça.

Seguiremos o mesmo esquema anterior separando as peças que tiverem o mesmo tamanho e deixando as de tamanho diferente para sererm avaliadas.

Uma dica importante:

Quando separar as peças veja qual foi a porcentagem de peças iguais, qual foi a porcentagem de peças maiores e menores para que não haja complicação no serviço.

Digamos que temos 200 peças para usar em um piso e destas 200 peças, 100 peças tem 25,3cm de largura, e 70 peças tem 25,5 cm de largura, e 30 peças tem 25,6 de largura.

Tentaremos então usar para completar o maximo possivel as peças com tamanho padrão, as menores usaremos para fazer os recortes de canto e as maiores usaremos para fazer o rodapé.

O mais importante neste tipo de serviço é não usar as peças com tamanho diferente na visão geral do serviço pois ficará totamente deselegante uma peça maior no começo e outa menor no meio do serviço.

As peças maiores so serão usadas mesmo em extrema urgencia, como por exemplo uma futura manutenção.

Desta forma conseguiremos um otimo assentamento lembrando que essa dica é para uma peça retangular mas o mesmo modo serve para uma peça quadrada que tenha leves diferenças entre si.