Abastecimento Misto de Água: Rede Mais Caixa D’Água!

Escrito por

Você quer abastecer o chuveiro e a caixa de descarga do vaso sanitário (privada) diretamente da rede de abastecimento de água, e também pelo reservatório superior.

Em primeiro lugar, vamos esclarecer alguns pontos:

A sua instalação residencial de água fria já é um sistema de distribuição misto.

Isto quer dizer que você já alimenta um ponto direto da rede pública (ex: saída do tubo exposta, caixa de descarga da bacia sanitária), e os demais pontos de utilização (ex: torneiras, chuveiro e etc…) são alimentados pelo reservatório superior (caixa d’água), porém você poderia aproveitar melhor esta instalação, alcançando o objetivo desejado por você na pergunta que  fez.

abastecimento de água misto

Observe que na figura acima apenas um ponto é alimentado de forma direta , que é a torneira.

No caso da sua instalação, alimentará a caixa de descarga e o chuveiro, mas continuará sendo um Sistema de Distribuição Misto.

Pelo esquema que você me enviou, que no e mail diz que é o esquema da instalação atual, você já alimenta a caixa de descarga com a água diretamente da rede pública, porém ainda não o chuveiro.
Mas além da necessidade de alimentação do chuveiro com água direta da rede de abastecimento, observo que há algumas coisas a serem melhoradas na sua instalação para que você não tenha problemas futuros, tais como:

Não Esqueça das Válvulas de Retenção

valvula de retencaoÉ necessário que você utilize válvulas de retenção nesta instalação, pois, quando se usa o Sistema de Distribuição Misto (Abastecimento de alguns pontos direto pela rede pública conjunto com o Abastecimento de alguns pontos através do reservatório superior) o uso desta válvula se torna imprescindível.

O uso desta válvula de retenção nos locais corretos vai permitir o abastecimento do reservatório e dos pontos que você deseja.

E quando não houver água na tubulação de abastecimento, os pontos serão alimentados pelo reservatório superior, sem a necessidade de fechar ou abrir registros, tudo será feito de forma automática.

Registro de Gaveta para Manutenção

 

registro gavetaObservo que você não tem um registro de gaveta no barrilete (tubulação que desce da caixa d’água para alimentar os pontos de utilização {chuveiro, torneira etc…}.

O registro de gaveta instalado na tubulação de saída da caixa d’água (barrilete) permite um rápido fechamento da alimentação dos pontos de utilização da residência no caso de uma emergência, como por exemplo, vazamento, quebra de tubos etc.

Abaixo, uma instalação simples:

squema abastecimento misto